domingo, 23 de janeiro de 2011

Diários do Vampiro - Livros x Seriado + promoção!

*SPOILLER ALERT* Se você não leu todos os livros ou acompanha o seriado... cuidado!
The Vampire Diaries - tanto o livro quanto o seriado - possui um enredo capaz de prender quem se deixa envolver. As diferenças entre os livros de L.J. Smith (publicados no Brasil pela editora Galera Record) e o seriado produzido por Kevin Williamson e Julie Plec (exibido no Brasil pela Warner
) são gritantes. Começa superficialmente - com uma Elena morena de olhos castanhos ao invés de loura dos olhos azuis; uma Bonnie negra ao invés de ruiva e de pele translúcida; um Damon com olhos azuis ao in
vés de negros e por aí vai - e de repente, são histórias extremamente diferentes, com apenas alguns elementos em comum. A irmã de Elena, Margareth, que tinha quatro anos no livro, no seriado se transformou em um adolescente drogado, com uma forte tendência a se apaixonar por garotas bonitas que morrem antes que o relacionamento fique muito sério. Elena ir para a cama com Stefan no seriado foi um tanto impactante para os fãs do livro; no livro, os dois são tão abstinentes quanto a Sandy alegava ser, mas com bastante troca de sangue - e amassos, sim, mas sexo? Bem...
Mas tanto no livro quanto no seriado, temos personagens carismáticos e profundos (parafraseando Bonnie em "A Fúria," "ninguém é o que parece ser," e esses personagens bem que ilustram isso. Todos são bem mais do que parecem). Se o leitor/espectador for atento, notará que eles possuem várias facetas, assim como nós, pessoas reais. Isso anda em falta por aí - temos livros que se prendem a conceitos rudimentares como, por exemplo, o bem e o mal, onde o personagem bonzinho é praticamente um anjo, e vice-e-versa. Aliás, também temos filmes, novelas e seriados assim. Como se fosse sequer parecido com a realidade...
Nos livros, acompanhamos Elena, Bonnie, Meredith (que no seriado não existe), Matt e Ste
fan na pacífica e fictícia cidadezinha de Fell's Church. Começamos sabendo que esse último é um vampiro - sem que os demais personagens saibam - e vemos como Elena se decide que o terá para si. Assim começa a história de amor deles.
Maaas... uma história de amor não está completa sem um triângulo amoroso (e às vezes, a figura geométrica ainda tem mais vértices), e assim conhecemos Damon Salvatore, o irmão de Stefan. Começam a acontecer mortes na cidade, o que não era exatamente inesperado. Com dois vampiros na cidade - um "vegetariano", o outro não - fatalidades acontecem.
Entretanto, descobrimos que Katherine - a garota que transformou Stefan e Damon em vampiros, meio milênio antes, que queria os dois, e por acaso era correspondida pelos dois, e, ainda por cima, é meio que parecida demais com Elena - não estava morta, como esperávamos que estivesse. No dia em que os dois se transformaram, ela forjou a própria morte, esperando que isso acabasse com a rivalidade dos irmãos Salvatore. Ela estava viva e bem poderosa - e o preço disso era pago por Fell's Church - e ela queria vingança contra Damon e Stefan.
Ela é vencida, mas o preço disso é a vida de Elena. Stefan e Damon voltam ao seu país nat
al, a Itália, e os adolescentes humanos são largados sozinhos na cidade. Mas quando uma amiga deles morre brutalmente, Bonnie faz um feitiço que chama os vampiros de volta.
O criador de Katherine, Klaus - um dos Originais (os primeiros vampiros a existir) - surge na cidade. Com um lobisomem que, na verdade, crescera junto com os humanos. Seu Poder é inimaginável, mas com a ajuda de um verdadeiro exército desencarnado comandado pelo espírito de Elena, evocado por Bonnie no solstício de inverno, o vampiro é vencido, e com uma explosão de Poder, Elena volta à vida.
No seriado, Damon é sarcástico como nos livros, mas convive com Stefan e os demais.
Katherine também não estava morta no seriado, mas Damon sabia disso - e conta para o irmão, de modo que a chegada de Katherine se torna algo esperado, temido e desejado.
Passamos por momentos tensos no seriado, que não existem no livro, como, por exemplo, quando vampiros aprisionados sob a cidade por mais de um século são libertados, com toda a sua sede por sangue. Ainda bem; a narrativa de L.J. Smith é clara e detalhista. Certamente seria algo... único de se ler.
Quando enfim conhecemos Katherine, descobrimos que ela é sarcástica, cínica, e extremamente fria, capaz de matar em um piscar de olhos. Mas ao passo que a Katherine dos livros é impulsiva e age de uma forma até um pouco infantil, a do seriado é calculista, perspicaz e muito inteligente. E, no fundo, a maioria dos telespectadores gosta dela. É como diria uma sábia amiga minha: "os malvadinhos são os mais interessantes". É, isso explica muita coisa.
A história do seriado ainda está muito longe do final, e Klaus - o poderoso e maquiavélico vampiro que fará Katherine parecer aquela menina sinistra da escola, que dá (ou dava, se você já saiu dessa) medo mas é quase inofensiva - está por aparecer.
Nunca me decepecionei com nennhum dos dois, e não acho que isso vá mudar agora. Junte-se a esse mundo estranho - cheio de presas, garras e uma bela dose de romance - e se permita envolver por uma história criticada, copiada e atacada, mas que se mantém firme, forte e significativa até hoje, quase vinte anos após o seu lançamento...
Fato curioso: A primeira parte da série literária originalmente só teria três livros, e o fim de A Fúria era o que L.J. Smith tinha planejado que fosse o fim para tudo. Entretanto, o apelo dos fãs foi tão grande que ela escreveu Reunião Sombria.
-----
Essa resenha foi feita pelo Guilherme Magalhães, nosso "guia praticamente ilustrado" de Vampire Diaries, amigo, staff e tudo mais!
www.twitter.com/guilhermetsst Tradutor/Newsposter - Vampire Diaries BR
Autor/Administrador/Leitor/"Formspringer"- The Vampire Diaries - Fanfics
Tradutor colaborador - Tarja Brasil
Tradutor/Administrador/Newsposter - Sussurro Brasil
PROMOÇÃO
Vamos sortear dia 29/01 pelo Random.org um exemplar de "O Despertar" + kit surpresa, entre os comentários nesse post. Os posts serão numerados em ordem crescente.
Só valerão os comentários que estiverem falando sobre esse post, comentários aleatórios (sobre outros assuntos) serão deletados antes do sorteio para naõ haver confusão. O sorteio somente será feito se houver pelo menos 10 comentários de pessoas diferentes.
Participe!!!
Siga a Fábrica no twitter , no Facebook e assine o rss do blog para ficar sabendo de todas as promoções, resenhas, eventos e novidades!!

21 comentários:

  1. Bem, sinceramente, prefiro mil vezes a série, acho os livros, sei lá chatos, não gosto tanto, é bom, já vi livros piores, mas a série é com certeza melhor do que os livros, não sei por que... Também não gosto de ler um livro e ver uma série ou filme onde as características dos personagens são totalmente diferentes como no caso da Elena, que deveria ser loira e Querido john onde Savannah deveria ser morena.
    Bjo e sorte pra mim

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler Diários do Vampiro, muitas vezes fiquei com a setinha em cima do comprar nas livrarias, ams pelos comentários de que a série de tv são melhores que o livro me desanimou. A primeira temporada já vi quase toda e tenho que dizer que gostei muiito... então fico 'make' receoso pra compar os livros e me decepcionar... mas quem sabe um dia eu compre...

    Adorei o post... HUGS =D!!!

    ResponderExcluir
  3. Está aí uma série de livros que gostaria de ler. Me amarro em vampiros e já vi alguns episódios desse seriado. E lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Super bacana.

    ResponderExcluir
  4. Já li o primeiro livro da série e ameiii.

    Só de pensar no Stefan, uau. Só acho a Elena um pouco tapadinha, ficar nesse vai e não vai com o Stefan e o Damon, eu sinceramente sou bem mais o bonzinho.

    Tanto a série de tv quanto o livro são bem legais, apesar de algumas características dos personagens não serem tão fiés como disse a Greiciely ali em cima, concordo totalmente com ela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Li os livros antes do seriado.. e fiquei viciada.. começa devagar, mas depois te prende de uma forma incrível...

    por incrível que pareça.. a personagem que mais gostava nos livros era a Elena.. adorava o fato dela ñ ser a mocinha boboca.. e depois ainda mostrar tanta força dentro dela.. simplesmente demais. Infelizmente quando fui para reunião sombria... senti muita diferença dos demais livros.. acho q a autora ou deveria ter se esforçado mais, ou parado lá mesmo. Eu acabei abandonando o livro.. não curti.

    Ao assistir a série.. eu tive um choque.. e não conseguia curtir muito.. mas depois que ela passa do 1x07.. cria personalidade própria e posso até dizer que conseguiu superar a maior parte dos livros... Atualmente na 2ª temporada.. até personagens medíocres ganharam força.. e a possível aparição de Klaus na série só faz aumentar ainda mais minha expectativa..

    @DaniFuller2
    dani.fuller[arroba]gmail[ponto]com

    ResponderExcluir
  6. Eu li os livros antes de assistir a série, o que me fez gostar igualmente dos dois.
    A série segue um rumo diferente dos livros, mas ela é tão boa quanto eles, sem contar o Damon =)
    Eu li o último livro lançado nos EUA e não gostei muito do final, enquanto a série tá melhorando cada vez mais. Espero que no próximo, o livro fique melhor.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Poxa a diferença entre a série e os livros são gritantes mesmo.
    Quando a Elena foi pra cama com o Stefan eu falei: Hã???
    Como aquela mosca morta da série foi mais esperta que a Elena que consegue tudo do livro e transou com Stefan?

    O livro que eu mais gostei foi A Fúria.É claro que se eu tivesse lido a triologia original na época ia querer matar a autora.
    Como assim matar a protagonista no final???
    Mas ela escreveu mais livros felizmente.

    Mas em Reunião Sombria a mulher começou a viajar.
    Estou esperando o meu Anoitecer pra ver no que deu depois daquele final de Reunião Sombria.

    Eu gosto da série e torço pra que a vampiranha da Kat se dê bem.
    Eu não gosto muito da Boonie - Bruxa da boca torta- da série.
    Ela se acha muito só porque pode fazer umas bruxarias baratas. Harry Potter faz muito mais.
    O Klaus da série é muito phoda.
    Eu espero que ele seja realmente todo de maléfico que promete.
    E não uma participaçãozinha especial que não dá nem pro cheiro.

    Encaro o livro e série de forma separada porque as diferenças são tão grandes que eles foram separados no nascimento.

    Bye

    ResponderExcluir
  8. Encaro o livro e série de forma separada porque as diferenças são tão grandes que eles foram separados no nascimento. [2]

    No começo eu ficava o tempo todo comparando, principalmente porque o começo do episódio piloto se parece um bocado com o começo de O Despertar. Mas depois eu pensei "Bom, é claro que não vai ser igual! É baseado nos livros, não uma reprodução fiel. E, além do mais, os livros têm um começo bem parado, então eles não fariam igual." Depois de perceber isso, comecei a curtir. E no episódio 5 da primeira, já era paixão consumada e irreversível XD

    ResponderExcluir
  9. Eu assisto a série e leio os livros, e apesar de ter uma quedinha a mais pela série, acho que as histórias tomaram rumos diferentes, então fico curiosa pelo desenrolar das duas. Além de caminhos diferentes, acredito que o sucesso da série também aconteceu pelo seu elenco que é muito bom e Elena tem características bem diferentes do que à do livro. A Elena do livro é beem chatinha, e a Nina Dobrev conquistou o público e deixou a personagem beem mais altentica. Bjos :D

    ResponderExcluir
  10. Orgulho do meu irmão *-*
    Anyway, bom eu gosto mais do seriado apesar de tê-lo abandonado devido a falta de tempo por causa do colégio, pretendo voltar a assistir em breve. Acho a série mais cativante, os personagens são mais envolventes e chamam mais atenção já a série literária eu acho muito monótona e cansativa, é sim mais detalhista o que é mais gostoso de ler, mas eu não consegui terminar de ler os livros eu tinha livros mais interessantes pra ler e estava começando a me dar nos nervos aquele lenga lenga da Helena. As reações e desfechos são meio óbvias, sei lá. Apesar das mudanças bruscas do seriado ele me convence e me ganha mais.
    Minha opinião é baseada até ode vi do seriado e até onde li dos livros então não me matem.

    ResponderExcluir
  11. o Damon tanto dos livros e da série é a maior sensação. E todos adoram. É o personagem malvado mais bonzinho que conheci. Assisto mais o seriado por causa dele mas eu adoro a série também. Falo sempre com meus amigos e vou convencendo um ou outro no caminho.
    Espero ganhar! http://twitter.com/#!/LerSentir

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. gente e realmente gritante a diferença do livro pro seriado adorei os livros mas prefiro a serie nunca segui um seriado completo mas esse estou fiel amo demais da conta sem falar no damon ne gente..que pedaço de mau caminho(rsrs)bom...sorte pra todos ai mas mais sorte pra mim né..(rsrss).

    ResponderExcluir
  14. Eu particularmente, acho a Elena um pouco fútil. Pelo menos ate onde eu li ela que so viver feliz para sempre, mas pelo que eu sei isso muda depois de A fúria. Agora é so esperar minha condição de capital voltar a circular e juntar moedinhas para comprar o próximo livro *--*

    ResponderExcluir
  15. Não li tudo com medo de spoiler pq afinal não li nenhum dos livros ainda...só vejo a série!!
    Mas só pelo começo do texto já vi as diferenças são gritantes!!! As características dos personagens parecem ser bem diferentes!!
    Eu amoooo a série, acho ótima mesmo! E quero sim ler os livros para poder fazer essa comparação entre eles!!
    Damon *-*

    Bjos.
    @desapd

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li os livros mas quero muito ler pq amoooo a série!!!
    Mas pelo jeito eles parecem 2 coisas totalmente diferentes né?
    Bem de qqer maneira vou ver se leio quando puder.
    E a série eu adoroooooo!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de ler normalmente prefiro os livros aos seriados ou filmes mas no caso do diario de vampiro e ate dificil escolher um, gostei muito dos livros amoooo o seriado é bastante envolvente...Mesmo com a diferença entre o livro e o seriado é impossivel não ler ou assister diario de vampiro.Beijos

    ResponderExcluir
  18. Estou louca pra ler esses livros !
    Sou apaixonada pela série !
    E apesar de ler as resenhas com bastantes criticas das diferenças entre o livro e a série, continuo com vontade de ler os livros, haha (:
    Bj ;*

    ResponderExcluir
  19. Sorteio AGORA!!!

    Removi os comentários repetidos e que não tinha a ver com o post.

    Tem um do Guilherme duplicado ali no meio, mas o que não tem comentário não vai valer, só o outro. Eu não apaguei porque depois vou voltar o comentário só para não perder o fio da "conversa".

    Vamos lá!
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  20. Com ou sem diferença Diario de Vampiro e perfeito...

    ResponderExcluir
  21. sabe-se claramente que o ser humano em sua não possui o habito da leitura, mais os livros são maravilhosos e tanto nos livros quanto na série mesmo que Damon não possua a mesma descfrição fisica Ian o incorpora fde forma maravilhosa e ambos são maravilhosos, Stefan supera os livros mais no inicio da série é o mesmo dos livros. Bom quando se lê e depois assiste mesmo que as historias não sejam iguais nos pernmite sermos críticos e todos podemos reescrever uma hiostoria, um livro.Isso é liberdade!

    ResponderExcluir