segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resenha: A Guardiã da Minha Irmã

Por Flávia Marques

"Prepare-se para ficar acordado a noite toda lendo A guardiã da minha irmã, de Jodi Picoult [...], um fascinante estudo da natureza humana emoldurado por uma história complexa e emocionante. Narrado pela perspectiva alternada do envolvente grupos de personagens, o livro de Picoul agarra o leitor na primeira página e não solta mais. Este é um livro belo, comovente, polêmico e honesto." _Booklist

Essa opinião resume exatamente minhas impressões sobre o livro. Li em dois dias, chorei, me emocionei e fiquei encantada com o estilo narrativo que Jodi Picoult escolheu para contar uma linda história, a autora foi  realmente muito feliz. Você sente como se cada personagem estivesse com você contando o que passa em sua mente e coração. A gente se sente mesmo fazendo parte do livro, da vida dessas personagens. 

Ler um livro assim, faz com que sua mente fique aberta, te dá vontade de conhecer tudo que o pode de cada um dos integrantes da história, te faz querer dar opinião, ajudar, quase querer analisar a vida de cada um e mudar o rumo dos acontecimentos.

Enfim, o livro conta a história de uma família que sofre com a doença de Kate, diagnosticada aos dois anos de idade com um tipo raro e agressivo de leucemia. Jesse, seu irmão mais velho, não pode ser um doador compatível e o médico sugere a possibilidade de ter um outro filho geneticamente compatível. Nesse contexto nasce Anna, doando o sangue de seu cordão umbilical para que suas células troncos pudessem salvar a irmã. Durante algum tempo isso funcionou, mas Kate piorou ao longo dos anos e Anna tornou-se uma doadora constante de sua irmã. O problema é que ninguém nunca a consultou a respeito de todas as cirurgias, transfusões de sangue e internações pelas quais passou durante sua vida para ajudar a irmã.

Surpreendentemente, Anna procura um advogado, Campbell, para processar seus pais, buscando emancipação legal por motivos médicos, ou seja, ela terá o poder de decidir sobre quais procedimentos médicos irá passar e se vai ser ou não a doadora do rim que Kate tanto precisa para sobreviver.

Em meio a essa batalha judicial, como havia dito, as histórias de cada envolvido é contada detalhadamente. Kate e sua luta interminável contra o câncer; Jesse e suas atividades suspeitas; o pai Brian que prefere passar mais tempo trabalhando a voltar para casa; a mãe Sara que pensa apenas em salvar sua filha da doença e esquece do restante da família e o advogado Campbell, que tem uma complicada vida amorosa e um misterioso cão guia sempre com ele.

A Guardiã da Minha Irmã é um livro impressionante, que traz uma verdadeira lição de vida. Nós sabemos que essa tal de vida não é justa com ninguém e nem tudo acontece de acordo com o que planejamos. O final é completamente inesperado, portanto prepare o espírito e o coração. 

"É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho...mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?"

Sobre o Livro:


Título: A Guardiã da Minha Irmã
Título Original: My Sister's Keeper
Autora: Jodi Picoult
Ano: 2011
ISBN: 9788576861294
Editora: Verus Editora
Páginas: 433

Sobre o Filme:

Pra quem ainda não sabe, o livro deu origem ao filme Uma Prova de Amor. Ainda não tive oportunidade ver, mas se a adaptação tiver sido ao menos razoável, vai valer a pena assistir e refletir um pouco mais sobre a vida e os problemas que ela é capaz de trazer, e também as boas surpresas que estão por vir.




3 comentários:

  1. Yey!! òtima resenha maninha! Adorei mesmo! Super estréia!!
    Mãe já tinha me feito vontade de ler e a resenha deu mais vontade ainda. Adoto livros que nos deixam próximos aos personagens!!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: bem vinda Flávia! \o/

    Adorei a resenha e você me deixou com mega vontade de ler A Guardiã de minha irmã! Gosto de livros que abordam várias nuances de um determinado acontecimento. Vou ler, com certeza!

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  3. Já assisti o filme que é baseado nesse livro, acho a história maravilhosa!! Só a pouco tempo que fiquei sabendo que era baseado nesse livro, mas não sei se leria, mesmo achando a história incrivel!

    beijos!

    ResponderExcluir