sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RESENHA: A Casa das Orquídeas


Monique Melo 

Julia tenta se recuperar de uma grande perda. Em meio a sua dor, sua família faz o possível para ajudá-la, mas ela não se dispõe a aceitar suas iniciativas. E uma das poucas tentativas com resultado, Julia volta a Wharton Park, uma grande propriedade que foi testemunha de anos de segredos, sofrimentos e estórias de amor que tem mais a ver com a vida de Júlia do que ela poderia imaginar.

“Como você sabe muito bem, a vida é curta. Nós pensamos muito e analisamos tudo hoje em dia. Esqueça os pensamentos, apenas siga seu coração.” Página 270.

Quando li a sinopse de “A casa das orquídeas” fiquei muito curiosa sobre o quanto um local poderia ser palco de tantos acontecimentos. Narrado em duas épocas diferentes, mas que retratam o complicado caminho para a felicidade, o livro é cheio de drama e romance. 

A autora usa capítulos em forma de fashback para contar o passado dos moradores de Wharton Park , artifício que adoro ler, achei que ficou bem dinâmico e me animava a continuar lendo. A jornada da Julia para voltar a viver normalmente depois da tragédia também é muito bem escrita, assim como as conversas entre ela e a sua avó, Elsie.

Os protagonistas tem carisma, com exceção do Harry que, para mim, foi muito fraco em suas decisões e sua personalidade muito volúvel. Gostei do Kit e a forma que ele passou a enxergar a vida depois de sua cota de sofrimento e achei a Alicia uma personagem bem consistente. Senti muita simpatia por Olivia, e realmente senti pena por tudo que ela passou.

No geral, gostei do livro, mas achei bem clichê. Consegui adivinhar vários dos acontecimentos e creio que só um deles realmente me surpreendeu, o que não deve ser levado tão a sério, visto que tenho a mania de adivinhar finais de filmes e livros. A escrita da autora é muito boa e me prendeu a atenção. Para quem curte romance, com várias reviravoltas e uma boa dose de drama, é uma boa pedida.

Sobre o livro:
A Casa das Orquídeas
Autora: Lucinda Riley
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 560

2 comentários:

  1. Ei Monique...

    Qdo a NC estava divulgando o livro li a sinopse e fiquei super curiosa tbem. Adoro um bom romance cheio de mimimi e como vc disse que é bem 'cliche' ja vi que vou amar! kkk

    Otima resenha como sempre, parabéns. E ah, fica triste não, eu tbem adoro 'prever' os acontecimentos kkkk

    Otimo final de semana, beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda quero ler, apesar de ter diminuído minhas expectativas enquanto você lia e comentava sobre o livro.

    Beijos,

    Carissa

    ResponderExcluir