quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RESENHA: A culpa é das estrelas


Monique Melo

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. – Fonte: Skoob

Chorei muito. Isso resume muita coisa. Falando sério, eu adorei o livro. Achei a forma de expor a realidade dos personagens principais muito boa. É natural que se descreva e se tenha um determinado comportamento quando se tem uma doença que atinge tanto sua rotina, mas Hazel e Augustus encaram sua triste realidade de uma forma tão mais simples e direta que, de início, pode até chocar um pouco, mas se torna tão convidativa que achei difícil largar o livro.

Hazel é responsável pela narrativa e vemos tudo a partir do ponto de vista dela. Interessante como ela consegue pensar antes nos pais do que nela mesma, a maior parte do tempo. Os pais dela me encantaram e achei o máximo a relação deles com a Hazel. Isaac é outro personagem que só acrescenta ao enredo. Adorava cada cena dele, mas tenho que destacar Augustus Waters.

Desde o momento que Gus apareceu, me conquistou. Sorri, sofri e chorei (muito) sempre que ele e Hazel interagiam. Eles passam por tantas coisas e se mantém fortes o quanto podem, mas como todo ser humano, tem seus momentos pessimistas e sucumbem ao medo. Suas qualidades e fraquezas tornam tudo muito verossímil e o autor tem o cuidado de construir muito bem seus personagens para que passe essa semelhança com a realidade.

Achei o livro de uma sensibilidade enorme. Uma forma bem diferente de tratar de um tema tão triste, mas acima de tudo, um livro que mostra que há várias maneiras de encarar um problema, de dar valor ao que realmente importa e de aproveitar a vida. 

Sobre o livro:
A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Páginas: 283

10 comentários:

  1. Este livro é realmente muito bom.
    No início que o queria por causa do tema, câncer, desde que tive um caso assim na família acabei me interessando por td sobre o assunto.
    Meu problema com o livro foi a enorme expectativa, não me decepcionei, mas eu queria mais...
    Não que eu ache que faltou algo, mas eu queria mais páginas desta história, a leitura tava tão boa q foi triste ver o final =(

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala super bem desse livro, to muito querendo ler ele mais ele parece ser tão triste que fico sem vontade de ler ele as vezes!
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, também fui com muita expectativa sobre o livro. Eu adorei, foi um 5 estrelas para mim, mas não favoritei como muita gente porque a expectativa atrapalhou. Também tive caso de câncer na família, então imagina minha choradeira lendo! Sou mole demais.

    Layse, o livro tem momentos tristes e momentos muito divertidos. Mas realmente é um enredo que emociona. Acho que vale o esforço, viu?

    Obrigada pelos comentários, meninas.

    ResponderExcluir
  4. Tô doidinha pra ler esse livro, já vi críticas de todo o tipo, mas continuo bem positiva com a leitura dele. Ah, falam tão bem de John Green, que fiquei com vontade de ler algum livro dele desde o lançamento de "Quem é você Alasca?". Quero ler já!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lari, também estou louca por "Quem é você Alasca?", principalmente depois do belo livro que é A culpa é das estrelas. E você sabe, querendo o livro emprestados, estamos aí!

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido inúmeras resenhas positivas sobre esse livro, mas confesso que não faz meu gênero. Não gosto de histórias que abordam temas tão reais. Prefiro os que são mais leves e divertidos. Mesmo assim, irei ler em um futuro breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Entendo você, Dom dom. Tem alguns livros que eu não consigo ler por ser tão próximo da realidade. 127 horas, por exemplo, será um que dificilmente lerei. Espero que, como eu, você se anime com A culpa é das estrelas. Vale a pena! =*

    ResponderExcluir
  8. Depois que me falaram tão bem dele, tenho nem do que argumentar. Ainda mais com uma resenha como esta que só em diz: LEIA LOGO! hahaha
    Tanto vc quanto Vivi me disseram que ele realmente é emociante. Sinto que precisarei de lencinhos! ;)

    Ele tá na fila de desejados. Aceito de natal! o/
    rs

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    Monique tenho certeza que vou chorar rios de lágrimas ao ler este livro. Abordar uma doença tão grave num livro não é fácil e pela sua resenha o autor conduziu muito bem esta estória. Quando eu tiver a oportunidade, com certeza vou ler!!!
    Bjos!!

    Tem um Meme lá no blog que te indiquei: http://palavrasproliferas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Dany e Danni: leiam! Sério, pelo que conheço das duas, tenho certeza que vão gostar! =)

    ResponderExcluir