quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RESENHA: A culpa é das estrelas


Monique Melo

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. – Fonte: Skoob

Chorei muito. Isso resume muita coisa. Falando sério, eu adorei o livro. Achei a forma de expor a realidade dos personagens principais muito boa. É natural que se descreva e se tenha um determinado comportamento quando se tem uma doença que atinge tanto sua rotina, mas Hazel e Augustus encaram sua triste realidade de uma forma tão mais simples e direta que, de início, pode até chocar um pouco, mas se torna tão convidativa que achei difícil largar o livro.

Hazel é responsável pela narrativa e vemos tudo a partir do ponto de vista dela. Interessante como ela consegue pensar antes nos pais do que nela mesma, a maior parte do tempo. Os pais dela me encantaram e achei o máximo a relação deles com a Hazel. Isaac é outro personagem que só acrescenta ao enredo. Adorava cada cena dele, mas tenho que destacar Augustus Waters.

Desde o momento que Gus apareceu, me conquistou. Sorri, sofri e chorei (muito) sempre que ele e Hazel interagiam. Eles passam por tantas coisas e se mantém fortes o quanto podem, mas como todo ser humano, tem seus momentos pessimistas e sucumbem ao medo. Suas qualidades e fraquezas tornam tudo muito verossímil e o autor tem o cuidado de construir muito bem seus personagens para que passe essa semelhança com a realidade.

Achei o livro de uma sensibilidade enorme. Uma forma bem diferente de tratar de um tema tão triste, mas acima de tudo, um livro que mostra que há várias maneiras de encarar um problema, de dar valor ao que realmente importa e de aproveitar a vida. 

Sobre o livro:
A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Páginas: 283