Monique Melo
O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.
Se eu já estava agoniada com os mistérios da série no primeiro livro, Correr ou Morrer, imagina agora? Já no primeiro capítulo a ação está presente. Thomas e os clareanos sobreviventes não conseguem passar muito tempo seguros e outra aventura perigosa está por vir. E ainda mais instigante, devo acrescentar.
James Dashner desenvolve uma trama com grandes reviravoltas. A maior sacada do autor foi inserir personagens que obrigam Thomas a ser mais cauteloso do que já era e suas dúvidas, questionamentos e a insistente desconfiança que ele sente são motes deste livro.
Muitas cenas me fizeram ficar arrepiada, tamanha a engenhosidade (e em determinados momentos, crueldade) das armadilhas criadas pelo C.R.U.E.L. A todo o momento achava que estava entendendo o objetivo do tortuoso e doloroso caminho o qual os clareanos precisavam seguir, mas logo em seguida, algo acontecia e eu voltava a estaca zero.
O autor deixou a narrativa mais acelerada, o que resultou em um livro de rápida leitura, daqueles que nos deixam sem fôlego quando terminamos. Falando em terminar, o final tem uma cena muito tensa e me deixou bem ansiosa pelo terceiro livro, A cura Mortal, que, para minha sorte, já foi lançado no Brasil.
Sobre o livro:
Prova de Fogo
Série: Maze Runner
Autor: James Dashner
Ano: 2011
Editora: V & R
Páginas: 400