quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RESENHA: O Clã dos Magos

Fabiana Araújo

"O tio de Sonea lhe contara muitas vezes essa história. Trinta anos antes, depois dos membros influentes das Casas se terem queixado de que as ruas não eram seguras, o Rei ordenara à Guarda expulsar da cidade todos os mendigos, vagabundos sem-teto e criminosos suspeitos. Enraivecidos, os mais fortes reuniram-se e, com armas fornecidas pelos  bandidos e ladrões mais abastados, reagiram em luta armada. Enfrentando batalhas de ruas e montins, o Rei pediu o auxilio do Clã dos Magos.
Os rebeldes não tinham arma contra a magia. Foram capturados ou despejados em favelas. O Rei ficou tão satisfeito com as festividades de celebração organizada pelas Casas que declarou que a cidade seria purificada dos vagabundos todos os invernos."

Sonea e seus tios viviam em uma hospedaria no Quarteirão Norte. Ganhavam seu sustento consertando roupas e sapatos. Porém o Rei expulsou todas as pessoas que viviam lá essa manhã  e agora eles tem de encontrar um outro lugar para ficar. Enquanto buscava uma nova moradia Sonea ouve os guardas tramando uma emboscada contra os rebeldes e tenta avisar seus antigos amigos de vadiagem.


 Durante a Purificação Sonea, munida de ódio pelos magos ajudarem o Rei nessa empreitada, resolve se juntar aos rebeldes e atira uma pedra no escudo mágico de proteção. Ela deseja com toda a sua força que a pedra os atinja, mesmo sabendo que isso é em vão sendo o escudo tão poderoso. No entanto, para horror de Sonea e dos Magos o que ela mais desejava naquele momento se transforma em realidade. Por um motivo desconhecido a pedra atravessa o escudo e atinge a cabeça de um dos membros do Clã. Para choque de todos seu desejo foi atendido e isso muda toda a história.

Esse é meu primeiro contato com a escrita da autora e fiquei bem impressionada. Canavan tem uma narrativa leve, fluida e bem estimulante. Adoro livros de magia, que envolvem o sobrenatural. E o fato de Sonea não ter consciência do que é no inicio do trilogia me lembrou muito Harry Potter no primeiro livro da série. Ele tbem não tinha ciência de sua natureza. Agora imagina o que se passa na cabeça da protagonista quando descobre que na verdade ela é uma das pessoas que mais odeia? (E não, isso não é um spoiler ok? Essa informação esta bem no inicio do livro).  E ela ainda acredita que os magos a estão caçando para matá-la. Os magos entretando juram querer apenas ajudá-la pois sem controle ela pode morrer. 

Em meio a todos esses acontecimentos Sonea vai contar com a ajuda dos ladrões e de seu antigo amigo Cery para escondê-la e lhe dar proteção. Cery é um dos personagens mais interessantes da trama, ele daria a vida por ela e se compromete ao extremo na tarefa de mantê-la viva. (Suspirava horrores por ele ai ai rsrs) 

O livro fica ainda mais viciante na ‘Parte 2’ quando o Mago Negro ganha mais espaço na narrativa. Muiiiiiiiiiiito misterioso e sombrio. O único ponto negativo da obra na minha opinião são os nomes dos personagens que a princípio são bem confusos pois são bem atípicos e parecidos. Tipo Rothen e Lorlen, Mago e Administrador respectivamente. 

'O Clã dos Magos' é uma ótima dica para quem adora magia, mistérios e um romancezinho :)
 Não vejo a hora de ler ‘A aprendiz’, segundo livro da Trilogia! Recomendo (4 estrelinhas) 


 Trilogia do Mago Negro:
1-O Clã dos Magos 
2- A aprendiz
3-O lord Supremo

Sobre o livro:
Titulo: O Clã dos Magos
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 446

Booktrailer: