sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RESENHA: O beijo das sombras (Academia de vampiros #1)

Monique Melo

"Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?"



Comecei esta série por incentivo de duas amigas, já que elas são fãs da série e sabiam que tenho os três primeiros volumes, mas nunca tinha lido. Então, por livre e espontânea pressão, iniciei "O beijo das sombras". 

Rose é o tipo de protagonista que eu gosto, embora não aprove tanto assim sua impulsividade. Ela tem defeitos e qualidades, acerta e erra como qualquer pessoa e,mesmo com os aspectos sobrenaturais, é uma personagem verossímil. Sua força e sua fidelidade para com sua amizade com Lissa é impressionante. Achei a relação das duas muito legal e descobri que este primeiro livro não foi o suficiente para me fazer entender porque os fãs geralmente não curtem a Lissa. Me disseram que vou compreender conforme a leitura for avançando. Veremos.


O Dimitri é um guardião bem responsável e bonito. O que mais me chamou a atenção nele foi o fato de ser comprometido com suas obrigações, mas, mesmo que não queira, se importa com os outros. Em especial com uma pessoa e sua relação com ela é cheia de compreensão mútua, ao mesmo tempo que não é nada fácil de se lidar. A autora sabe trabalhar muito bem isso.

O Christian é outro que me agrada muito. Eu adorei seu jeito sarcástico, que também serve como escudo, já que não se dá bem com os outros Moroi da realeza porque tem um passado bem complicado e não tem interesse em andar com pessoas as quais o hostilizam. 

Mas o que realmente curti foi conhecer como é organizada a sociedade Moroi. Tem vários aspectos que são abordados nesse livro e focam principalmente no que Rose acha sobre o assunto, suas impressões e como isso afeta seu cotidiano e o da Lissa. Acho que a parte política será ainda mais abordada nos próximos livros.

Gostei da história e dos personagens. Achei que tudo foi apresentado e explicado de forma convincente, mas confesso que não fui fisgada pela empolgação que vejo nas minhas amigas. Entretanto, percebe-se claramente que potencial a história e a autora tem demais e o segundo livro promete ser ótimo. Então, vou continuar com a série e ver o que a Richelle Mead me reserva.

Sobre o livro:
O beijo das sombras
Série: Academia de vampiros
Volume: 01
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 320

10 comentários:

  1. O que me deixa curioso com essa série (depois dos inúmeros comentários) é a forma com que a sociedade é apresentada. Só espero que valha a pena :)

    ResponderExcluir
  2. Minha série amada <3
    Amo VA, O Beijo foi super importante para eu conhecer e consolidar minha paixão por essa série. Lembro que na época engoli um livro atrás do outro rs
    Eu gosto muito do Christian, mas na vdd só tenho olhos e coração pro Dimka!


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Kel, eu gostei muito do Dimitri, mas ainda não me conquistou. E isso serve para a série também. Já li o segundo e fiquei mais animada, mas ainda não virei fã. Quem sabe depois do terceiro? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A sociedade e a parte política são os motivos que me fazem ler! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler essa série a pouco tempo, e estou amando. cada livro é melhor que o outro. Eu li até o terceiro, estou louca pelo próximo, mas ainda nem comprei o livro :P
    Adorei a resenha, espero que você goste mais dos próximos livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique, eu nunca li, mas acho que também não teria tanta empolgação, não faz o gênero que mais gosto, mas gostei de sua resenha, abraços!

    http://www.historiaspossiveis.com

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, eu li o segundo já, e achei melhor. Me falaram que é no terceiro que começa a pegar fogo. Então, estou animada. ;)
    Obrigada por comentar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Daniele, eu estava meio enjoada de histórias de vampiro, mas até que gostei dessa.


    Obrigada pela visita. =)

    ResponderExcluir
  9. Vejo todo mundo falando muito bem de Academia de vampiros
    mas nunca tive vontade de ler na real... a série parece ser boa, mas ainda não
    conseguiu chamar minha atenção. Gostei da sua resenha, que pena que não te
    empolgou tanto!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*

    Claris - plasticodelicblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Claris, o primeiro realmente não me empolgou muito. O segundo melhorou e me falaram que no terceiro fica tudo impossível de não se viciar. Então, estou com boas expectativas =)

    ResponderExcluir