sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

RESENHA: Jardim de Inverno

Fabiana Araújo

Meredith e Nina nunca entenderam o que fizeram de errado para que sua mãe não pudesse amá-las , mas nunca desistiram de tentar. Até uma apresentação de teatro que Meredith se dedicou tanto para que alegrasse sua mãe.

Ela cuidou pessoalmente de cada detalhe certificando-se para que nada saísse de errado e fizesse com que sua mãe sorrisse e finalmente as amasse. Porém tudo se pôs a perder quando sua mãe, no meio da apresentação a manda parar a encenação. Depois de tal evento Meredith desistiu de tentar e prometeu nunca mais ouvir os contos de fada da mãe.

Seu pai, Evan, foi o alicerce da família, o que as mantinha unidas mesmo com toda essa ausência. Porém, ele sofreu um ataque cardíaco e esta com os dias contados e tem um pedido especial a fazer para suas filhas. 

"Os contos de fadas sempre estiveram entre as melhores lembranças da infância de Nina e, apesar de não ter ouvido nenhum em décadas, ainda se lembrava bem deles.Mas por que o pai as trouxera de volta agora? Certamente ele sabia que aquilo terminaria mal. Meredith e Mamãe não conseguiriam deixar o quarto depressa o bastante. 
Ela foi até ele. Estavam sozinhos agora. Atrás dela, o fogo crepitava e uma acha caiu, desfazendo-se em pedaços de carvão alaranjado. 

— Eu adoro o som da voz dela — disse ele.

E Nina compreendeu subitamente. O pai usara a única forma de fazer a mãe falar. 

— Você queria que estivéssemos todos juntos.

O pai suspirou. Era um som fino como papel, e depois ele pareceu ficar ainda mais pálido. 

— Você sabe o que um homem pensa em um momento como... agora?

Ela segurou a mão dele.

— O quê?

— Erros.

— Você não cometeu muitos.

— Ela tentou falar com vocês. Até aquela maldita peça... Eu não devia ter deixado que ela se escondesse. É que ela sofreu tanto e eu a amo tanto. 

Nina se curvou e beijou a testa dele.

— Isso não importa, Papai. Não se preocupe.

Ele segurou a mão dela e fitou os olhos marejados da filha.

— Importa, sim — disse ele, os lábios tremendo, a voz tão fraca que ela mal conseguia ouvir. — Ela precisa de vocês... e vocês precisam dela. Prometa.

— Prometer o quê?

— Depois que eu me for. Conheça sua mãe.

— Como? — Ambos sabiam que não havia forma de se aproximar da mãe dela. — Eu tentei. Ela não fala conosco. Você sabe disso. 

— Faça-a contar a história da camponesa e do príncipe. — Ao dizer isso, ele fechou os olhos novamente e sua respiração ficou ainda mais pesada. —Mas a história inteira.

— Sei o que você está pensando, Papai. As histórias dela nos reuniam. Durante algum tempo, eu até pensei... mas eu estava errada, ela não... 

— Apenas tente, está bem? Você nunca ouviu a história toda.

— Mas...


— Prometa."


Depois de uma sinopse dessas eu nem preciso dizer que o livro em questão é um drama daqueles né? E aham, uma estória bem triste por sinal. Já vão preparando os lencinhos porque vão precisar. Numa mistura de realidade, fantasia, romance e fatos históricos Kristin Hannah vem com tudo para entrar para a minha lista de autoras favoritas. Adorei a narrativa, o modo dinâmico e envolvente com o qual ela vai prendendo a atenção do leitor e construindo cenários tão mágicos e reais. Os personagens são tão bem construídos quanto, com mulheres fortes e determinadas. Mães guerreiras que lutam por seus filhos acima de qualquer coisa, as vezes arriscando a própria vida para protegê-los. 

Anya é aquela personagem complexa que o leitor aprende a entender, amar e respeitar a cada pagina do livro. Assim como suas filhas, nós leitores, somos completamente seduzidos por sua voz toda vez que ela retorna a seu conto de fadas. A autora alterna a narrativa entre passado e presente o que colabora em muito na beleza do livro. Para aqueles que adoram fatos históricos esse livro é um prato cheio também. 

É fascinante acompanhar essa família nessas pouco mais de quatrocentas paginas. Além da autora nos dar essa nova visão da personagem central temos o prazer de acompanhar Nina e Meredith em busca de respostas. E através delas descobrirem o que realmente querem, quem são, o que desejam, o que podem mudar... 

Não vou entrar muito em detalhes para não estragar a leitura de vocês então...LEIAM!
 
 
Booktrailer:

           


Sobre o livro:
Título: Jardim de Inverno
Autora: Kirstin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas:415

Leia um trecho do livro (aqui)
Viste a página Oficial da Autora(aqui)

Um comentário:

  1. Adorei a resenha, a história parece ser cativante e emotiva
    Bjs

    ResponderExcluir