segunda-feira, 16 de junho de 2014

RESENHA: Fragmenta-me (Estilhaça-me #2.5)

“Neste eletrizante conto da trilogia Estilhaça-me, descubra o que aconteceu com os rebeldes do Ponto Ômega após lutarem contra o Reestabelecimento. Fragmenta-me é contado do ponto de vista de Adam, respondendo as principais dúvidas dos leitores após grande final de Liberta-me. Enquanto o Ponto Ômega prepara para lançar um ataque-surpresa contra os soldados do Reestabelecimento a postos no Setor 45, o foco de Adam está bem longe do campo de batalha. Ele está se recuperando do rompimento com Juliette, apavorado pela vida do seu melhor amigo e preocupado como sempre com a segurança do seu irmão James. E justo quando Adam começa a pensar se aquela vida é mesmo para ele, o alarme soa. É hora de começar a guerra. No campo de batalha, é como se tudo estivesse a seu favor – mas derrubar Warner, não é fácil. O Reestabelecimento não tolera rebeliões, e por isso fará qualquer coisa para massacrar a resistência... inclusive matar a todos que são importantes para Adam. Fragmenta-me prepara o leitor para as emoções de Incendeia-me, o explosivo final da série distópica de Tahereh Mafi.”


Estava aqui pensando em como escrever essa resenha já que a sinopse aí de cima já retrata bem o conto em si. Então, o que me restou foi tentar colocar em palavras a minha frustração com esse conto. Não, a estória não é ruim. Tahereh Mafi ainda tem o dom de envolver o leitor em sua narrativa sem cansá-lo ou entediá-lo. A minha decepção se resume exclusivamente ao fato da autora não ter abordado melhor a estória de Adam como ela fez com a de Warner em seu conto. Tudo bem, posso estar sendo um tantinho (muito) exigente ou ter ido com muita sede ao pode mas por favor? O que ela abordou sobre o passado de Adam? Eu estava esperando uma estória mais no estilo de abordagem de ‘Destrua-me’ (resenha aqui). Aquele conto deu um nó na minha cabeça com relação ao personagem que eu achava conhecer! Gostei muito da oportunidade que a autora nos deu de conhecer um outro lado do Warner, suas dúvidas, seu modo de pensar e os motivos de agir como age. O que não aconteceu no conto do Adam que acabou deixando muito a desejar :(

Na minha humilde opinião a autora poderia ter recheado o conto do Adam com pontos  mais impactantes e reveladores. Fatos ela tinha, não entendo qual a lógica em  não usá-los. Não me entendam mal, adoro a autora e a trilogia, mas  realmente fiquei um pouco chateada. Adam é um personagem tão bacana, a meu ver merecia mais destaque. Ainda mais depois da bomba que a autora nos jogou em Liberta-me. Mafi mal mencionou tal fato na narrativa. OI!!! Isso me deixou muito pau da vida. Chateada-barra-frustrada-ao-quadrado 

Mas tentando deixar aos pontos negativos de lado não posso deixar de mencionar a relação de Adam com seu irmão James. Essa sim pode ser considerada algo a somar na trilogia embora não seja considerada novidade. ‘Fragmenta-me’ veio para reafirmar com clareza o quanto Adam esta disposto a se sacrificar pela família que lhe restou, de quanto esta empenhado a lutar pela segurança do irmãozinho.

Enfim, o jeito é esperar pelo lançamento de Incendeia-me para sanar nossas dúvidas e nossa imensa curiosidade HAHAHA. Ansiosa!

A Editora Novo Conceito disponibilizou o conto para download e você pode baixa-lo aqui

Sobre o ebook:
Fragmenta-me
ISBN:  9788581635002
Série: Estilhaça-me
Volume: 2.5
Autora: Tahered Mafi
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 70

Sobre a Trilogia:
2- Liberta-me
2.5- Fragmenta-me 
3-Incendeia-me