quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RESENHA: Se eu ficar

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

A autora nos apresenta uma família tradicional em essência, mas que não tem os mesmos costumes das usualmente encontradas em nosso cotidiano. Gostos, formas de se expressar, como resolvem seus problemas, tudo é feito de uma maneira muito própria a família. A empatia por eles foi imediata para mim então, quando poucas páginas depois temos toda a tragédia, o sentimento é de consternação, claro.


Gostei bastante de alguns personagens. O avô da Mia, sua melhor amiga Kim (que tem costumes tão diferentes dos dela) e o Teddy, que achei bastante fofo. A autora soube dar personalidade a todos eles e mostrar sem esforço a sua importância para o enredo. O relacionamento de Mia e Adam tem seus momentos de perfeição, mas Gayle consegue mostrar também as inseguranças e problemas que o casal enfrenta, o que gostei de ler pois não curto livros que idealizam demais uma relação, principalmente quando se trata de adolescentes.

A autora conta sua história apresentando presente e passado, portanto vamos conhecendo mais da vida da Mia e sua relação com as pessoas da família e amigos conforme ela vai descobrindo o que está acontecendo e sobre ela mesma. Não me emocionei tanto, embora certamente tenha momentos que é impossível não sofrer com a carga dramática. Para mim estes momentos tinham a participação do irmão e do avô da Mia. Teve um diálogo em particular que foi muito tocante e nos deixa a questão principal do livro: ficar e enfrentar uma vida de saudade e dor ou partir e ter a prometida paz?

Um livro bom que não traz exatamente nada de novo, embora seu principal questionamento realmente nos leve a meditar sobre o assunto e sobre quais seriam nossas escolhas. "Se eu ficar" tem continuação pelo ponto de vista do Adam, "Para onde ela foi" e estou bem empolgada para ver sua versão dos fatos. A previsão da Novo Conceito é lançá-lo em breve. Enquanto isso, deem uma chance ao livro e assistam ao filme. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788581635415
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Trailer:

4 comentários:

  1. nossa, fiquei super empolgada pra ler... deve ser muito tocante... esse questionamento quebra um, viu... =/

    bjs.

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tem algumas partes bem tocantes. Acho que o filme vai emocionar ainda mais.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li. Estou aguardando o meu chegar da editora. Não vejo a hora de poder conferir cada detalhe que você menciona. Parece ser muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É um livro legal, sim. Creio que você vai gostar.

    ResponderExcluir