sábado, 12 de setembro de 2015

RESENHA: Apenas Um Ano

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. 

Não tem como negar a minha curiosidade sobre este livro. Obviamente a grande culpa é do final de "Apenas um ano", embora não possa deixar de lado minha grande vontade de saber a versão do Willem desta história. Ele foi um mistério para a Allyson e para o leitor que só sabia as mesmas informações que ela, o que não é muito, na verdade.

Em relação ao desenvolvimento dos personagens, talvez os questionamentos da Allyson em "Apenas um dia" sejam mais profundos e desencadeiem resultados mais claros e óbvios , mas não pude deixar de notar que os problemas do Willem tinham grande impacto nas suas decisões principalmente quando tinha ligação com os pais. Até porque muito de suas decisões se basearam no que aconteceu com o pai e na relação que ele tinha com a mãe. Ainda sim, acho que algumas coisas aconteciam com relativa facilidade para o Willem , o rapaz era muito sortudo o tempo todo, menos quando ele mesmo se sabotava.

Engraçado que, mesmo entendendo e gostando de como ela desenvolve os personagens, a autora consegue me deixar mais animada com os caminhos que sua narrativa nos leva. Já tinha sentindo isso nos livros anteriores dela, e acho bastante curioso como não consigo me conectar com nenhum dos seus personagens. mas ainda sim aproveitar muito o enredo e me envolver com a história.

Gosto como a Gayle escreve e como diferencia seus temas, ainda que o amadurecimento seja o ponto central. Talvez por isso, não sobra muito para o lado romântico da história. O Willem se envolve neste sentindo durante sua busca por Lulu e por si mesmo? Sim, mas é tudo como resultado de suas escolhas e não como principal questão da história que norteia "Apenas um ano". Essa é outra característica que define os livros da Gayle: o romance está lá, tem seu papel e importância, mas sempre parece menor em comparação a tudo que seus personagens aprendem. É por este motivo que gosto da autora e sempre vou ler qualquer livro dela. Vocês também deveriam dar uma chance a ela. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788581636719
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352

Nenhum comentário: