segunda-feira, 21 de setembro de 2015

RESENHA: Os bons segredos

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, "Os bons segredos" conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Se você já é leitor deste blog já deve saber e se começou recentemente vai ficar sabendo agora: sou muito fã da Sarah Dessen. Então preparem-se porque vai começar o surto.

Sarah Dessen nunca cansa de surpreender, embora suas histórias não tenham grandes reviravoltas e nem acontecimentos grandiosos. O que me conquista e anima é a forma que ela conta a história mais normal do mundo, aquela que pode acontecer com qualquer pessoa, de uma forma que você sofre junto com os personagens, torce para dar certo, fica frustado quando algo não sai como deveria. São esses sentimentos, esse compartilhamento de sensações, que me deixam viciada em seus livros. 

Então encontramos Sidney justamente passando por essas situações nada agradáveis, mas que fazem parte do cotidiano de muitas famílias: um irmão problema que fez da sua falta de responsabilidade uma cruz para toda a família. E o que salva a Sidney dessa situação? A amizade, fator que permeia todo o enredo, mostrando como ela enfim consegue pessoas que a compreendem, pessoas as quais ela nunca precisa mentir nem esconder seus sentimentos. Toda a família Chatham funciona desta forma para Sidney, em especial Layla. E é essa amizade que vai mudando a vida da protagonista: a torna corajosa, sincera e mais determinada. Um amadurecimento que vai sendo construído aos poucos.

"Só consegui pensar que ali, finalmente, pela primeira vez, eu não estava apenas vendo e registrando as mudanças. Eu também fazia parte daquele mundo em transformação." - Página 285.

Por mais que os problemas sejam sempre com os pais, é na figura da mãe que a autora concentra o desenvolvimento familiar. Então, por mais que Sidney tenha muito o que reclamar do pai, são as atitudes da sua mãe que realmente mexem com ela. É uma situação recorrente nos livros da Sarah: essa modificação e construção do relacionamento mãe e filha, mas também acompanhamos um pouco a dinâmica entre Sidney e seu irmão, Peyton. É tão delicado como o relacionamento deles vai se modificando, as conversas entre os dois fazem parte das minhas preferidas no livro.

Outro ponto sempre presente em seus livros é a parte romântica como complemento do enredo e não como plot principal. Sidney e Mac vão se conhecendo e se aproximando aos poucos e mesmo assim nunca se é desviada a atenção sobre o tema principal de forma que Mac é mais um dos indicadores do amadurecimento da Sidney e uma das pessoas que realmente a enxergam como ela é. E eles são muito fofos juntos, é um fato.

São por todos os motivos acima, como também pela profundidade dos temas que a autora aborda, que não consigo imaginar um livro ruim da Sarah. Até o que menos gostei, que foi o primeiro escrito por ela, "Aquele verão" já tem sua maravilhosa narrativa. Sempre histórias que nos cativam, como nos fazem refletir. Histórias que nos fazem desejar sempre ter outro livro da Sarah para devorar. Já estou muito ansiosa pelo próximo.

Sobre o livro:
ISBN: 9788565765763
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 408

Nenhum comentário: