segunda-feira, 7 de setembro de 2015

RESENHA: A lista

“Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.”


Quem já viu o filme ‘P.S: eu te amo’na certa ficou no mínimo curioso para conhecer as outras obras da Cecelia Ahern. O filme é tão maravilhoso que é impossível não se apaixonar e já correr em busca de novas estórias. Meu primeiro contato com a literatura da autora no entanto foi com ‘O livro do amanha’ (resenha aqui) que por sinal foi uma ótima experiência e ‘A lista’ não deixou a desejar. Pelo contrario, estou ansiosa para conhecer outros livros da Cecelia. \o/

Um ponto interessante que percebi, nessas minhas duas experiências, sobre a autora é que suas estórias  são marcadas logo de inicio por um conflito. Seus personagens já iniciam sua trajetória com uma complicação daquelas. Claro que nem sempre já  é revelado o tamanho do problema, o que favorece bastante o andamento da leitura. Eu me peguei bastante curiosa, devorando paginas e a medida que a narrativa ia me apresentando as personalidades da 'lista' me peguei encantada, curiosa e emocionada com suas estórias. Tentando, assim como Kitty, encontrar o elo que os uniam. Destaque para Mary- Rose, Ambrose e Eva. Essas três mulheres foram as que mais me cativaram. Elas são aquele tipo de pessoa que você gostaria de ter a oportunidade de conviver, de ter por perto, de conversar... Terminei o livro com aquela ânsia de querer saber mais sobre suas vidas. Ainda é meio difícil aceitar o 'adeus' ao ler a ultima fase do livro. 

Falando em personagem vamos falar um pouquinho da Kitty, nossa protagonista. Ai que vontade que me dava de pode entrar no livro e sacudi-la. Não pelo fato do erro inicial que ela cometeu e gerou todos os acontecimentos, mas pelas burradas que ela continuava a fazer pelo caminho. Meus Deus, como uma pessoa pode ser cega aquele ponto?! Aquela historia com o Richie foi o fim da picada, o ultimo degrau. Me subiu uma raiva. Affs. Como ela pode ser tão ingênua, tão iludida, se deixar levar daquele jeito? Carência e bebida realmente não combinam. Fiquei muito pau da vida mesmo. Ahern tem esse efeito em mim, ao mesmo tempo que morria de amor por algumas situações oscilava com momentos de irritação.Mas esse conflito de sentimentos só nós mostra como a autora sabe mexer com as nossas emoções. Como ela sabe direcionar a trajetória dos personagens e aproximá-los da nossa realidade, torná-los pessoas comuns, com seus erros, defeitos e conquistas. 

Enfim, o livro é ótimo, a narrativa apaixonante, os personagens cativantes e deixa o leitor com aquele gostinho de quero mais então, claro que eu super recomendo a leitura. E por favor, se alguém souber de alguma possível continuação dessa estória, me avisem porque ainda não superei aquele final.  <3

Sobre o livro:
A Lista
ISBN: 9788581636832
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384

Nenhum comentário: