quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MANGÁ: Lovely Complex


Risa Koizumi é uma garota complexada por ser mais alta do que a maioria das meninas da sua idade, e ela se sente ainda mais incomodada quando está ao lado de Otani, o garoto mais baixo da turma.Cansados de serem apontados por todos como “o casal cômico da escola”, os dois juntam forças para conquistarem suas paixões e deixarem de ser uma triste dupla de comediantes!

Eu me diverti muito lendo os 17 volumes de LoveCom. Também passei algumas raivas com a lerdeza do Otani, mas foi gratificante acompanhar um mangá clássico, pelo menos no Japão, e que trata de um romance onde a garota é bem mais alta do que seu amado. Nunca tinha lido nada sobre isso em mangás - creio que o livro Anna e o beijo francês fala um pouco, mas não foca muito - então achei bem original tratar do assunto. 

Otani e Risa

Da implicância mútua, ao companheirismo e, finalmente, ao desenrolar amoroso, a Risa e o Otani são engraçados, honestos e são bem bobos, o que torna tudo mais agradável de ler. E a melhor parte é que os sentimentos dos dois vão aflorando aos poucos e passam por várias fases, e eu curti muito todo o processo.

Os amigos mais loucos

Os amigos de ambos são maravilhosos e sempre estão prontos para ajudá-los e também para zoar sempre que os dois marcam bobeira. Entre eles destaco a Seiko-chan, uma personagem que representa o adolescente trans e que me deixava animada toda vez em que aparecia. Adorei como a Aya desenvolveu sua história e olha que o mangá data de 2001 a 2006!

Haruka, Seiko e Risa

Aliás, não é muito a praia da Aya fazer personagem clichê: a Risa passa longe do padrão garota fofinha e delicada, enquanto o Otani tem ambições esportivas que dificilmente seriam indicadas para alguém da sua altura. Tanto Otani quanto Risa vão evoluindo durante a série e buscando seus objetivos. E tudo sempre é tratado de forma bem humorada que garante risadas e empatia. 

Otani e o basquete

A arte da Aya Nakahara é muito agradável e combinava demais com o enredo e as características dos seus personagens. E assim como eles, ela foi melhorando e refinando seu traço conforme lançava os capítulos. Ficou claro como ela tinha especial cuidado em relação a Risa, sempre vestida de forma diferente, quase uma fashionista.

Lovely complex é realmente uma série com muitas qualidades e fiquei feliz de ter acompanhado. Vou sentir muita falta da Risa, do Otani e dos amigos malucos deles!

Informações sobre:
ISBN: 9781421513430
Mangaká: Aya Nakahara
Editora: Panini
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Ano de termino no Brasil: 2018
Volumes: 17 (completo no Japão e no Brasil)
Formato: 13,70x20,00cm
Periodicidade: Bimestral

Nenhum comentário: