segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

RESENHA: Stardust - O mistério da estrela

O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.
Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman
Stardust foi meu primeiro livro de Neil Gaiman. Lembro que me interessei em lê-lo por conta do filme e um amigo me emprestou. Reli mês passado para o clube do livro e consegui me divertir da mesma maneira, ou até mais agora que estou mais familiarizada com as obras do autor.

Claro que quem viu primeiro o filme, vai ficar surpreso pelas diferenças entre eles, embora o roteiro do filme tenha como autor também o Gaiman, porém é a cara dele desenvolver uma história dessa maneira, apresentando o real e o fantástico misturados e de maneiras diferentes para mídias diferentes.

OS personagens são realmente o grande destaque para mim. Tristan vai evoluindo durante sua jornada e eu curto bastante a maneira pela qual esse amadurecimento se dá. No começo do livro eu quase queria bater nele, mas depois fui torcendo e ficando feliz por cada acerto, principalmente em relação a Yvaine. Ela, por sinal, foi uma das minhas personagens preferidas de cara. O jeito respondão e sem paciência é tão minha cara! E o Tristan mereceu a maior parte do que ela aprontou.

E o que falar dos vilões? O Septimus tinha seu charme, sem falar que fazia parte de uma família bem peculiar. Gostei da engenhosidade dele, por mais que o objetivo não fosse exatamente louvável. A bruxa é marcante e tem seus momentos malvados bem descritos, deu medo em algumas ocasiões. 

Um ponto comentado no clube, e que eu concordo, é que as mulheres neste livro ficam em perigo porém quase sempre conseguem se salvar sem ajuda. Tem papéis decisivos, são inteligentes e espertas, em especial Yvaine e Una.

Quanto ao final, um tanto triste, eu gostei bastante e acho que combina tanto com tudo que foi apresentado. Não imaginava que gostaria dele sabendo a escolha feita para o filme, o que me leva a outra comparação: tanto o livro quanto o filme me agradam muito e funcionam perfeitamente. Creio que minha única reclamação é a falta do Capitão Shakespeare no livro, porque adorei o personagem no filme. Mas claro, não é nada que comprometa a qualidade de uma obra do Gaiman.

Sobre o livro:
ISBN: 9788561384357 
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 280

* Chefinha Nina escreveu uma resenha de Stardust um tempo atrás. Vocês podem ler aqui.

Nenhum comentário: