quarta-feira, 3 de abril de 2019

RESENHA: Rainha do Ar e da Escuridão (Os artifícios das trevas - Livro 03)

Rainha do Ar e da Escuridão é a conclusão épica para outra grande trilogia do universo de Instrumentos Mortais da autora best-seller Cassandra Clare.
Sangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam. 

Lá vem a leitora suspeita fazer mais uma resenha sobre um livro de uma das autoras preferidas. Sofri muito no desenrolar dessa história, porém amei cada segundo. Bem contraditório, mas quando não sou?

Eu já comecei a leitura com aquela dorzinha no coração pela maneira que "Senhor das Sombras" terminou. E "Rainha do ar e da escuridão" começa exatamente onde ele parou, trazendo toda a tristeza e desespero. E a maneira que toda a tragédia influi nas decisões dos personagens é tocante. Vemos escolhas ruins e desesperadas se desenrolando e torcemos para que, em algum momento, todos os atingidos tenham seu momento de paz. 

Como um dos temas mais fortes dentro da trilogia é a relação parabatai e suas proibições, temos Emma e Julian ainda na busca pela solução dos seus problemas, sendo a alternativa escolhida pela Cassie para fechar esse ciclo muito bem bolada. Engraçado como vamos experimentando cada um dos sentimentos deles neste processo: a falta de esperança, a ansiedade, os raros momentos felizes. 

A política, aspecto sempre presente nas Crônicas dos Caçadores de Sombras, reflete muito dos preconceitos e lutas da cena política mundial e me senti representada a cada avanço positivo e irritada a cada negativo. Várias vezes imaginei que a Cassie se espelhou na política brasileira para escrever esse arco de tantas semelhanças que encontrei.

É característica da autora, e um ponto que sempre me deixa super animada, o desenvolvimento dado aos personagens secundários. Por mais que Emma e Julian sejam os protagonistas, e compartilharem o destino mais aguardado, é difícil não se envolver com Ty, Kit, Dru, Cristina... Ver acontecimentos tão importantes pelo ponto de vista deles somente somava positivamente ao todo, e a participação de personagens das outras séries da autora dão um toque nostálgico excelente. 

Julian continua sendo meu personagem preferido. Seus erros e acertos são tão humanos. O amor pela família tão latente, tão intenso. Quando o enredo se desenvolvia sob seu olhar ficava tudo mais interessante. Cada interação dele com Helen, Tavvy e Ty me deixava consternada e me via, outra vez, imaginando como ele aguentava tudo que acontecia. E destaco que sempre tem personagens femininas incríveis como a Emma, Cristina, Aline, Dru. E representatividade não falta na série, não é mesmo, Diana?

Não é que o livro não tenha defeitos. Particularmente creio que alguns pontos foram meio forçados e imaginei muitas conversas importantes sobre os momentos finais do livro que não ocorreram, em especial entre Emma, Julian e sua família. Mas é uma sensação bem pessoal.

Só posso dizer que, mais uma vez, a Cassandra Clare conseguiu me ganhar com seu enredo rico, sua narrativa dinâmica e com seus personagens profundos. Mesmo fechando o ciclo da trilogia "Os artifícios das trevas", ainda deixou algumas pontas para serem desenvolvidas em outro momento. Queria dizer que já cansei do assunto, mas seria completamente mentira. Para mim pode mandar mais porque ainda está pouco.

Sobre o livro:
Rainha do ar e da escuridão (Edição de colecionador com capítulo extra) 
ISBN: 9788501401069 
Trilogia: Os artifícios das trevas
Volume: 03
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2019
Páginas: 742


Sobre a trilogia:
03. Rainha do Ar e da Escuridão

Nenhum comentário: