sexta-feira, 13 de setembro de 2019

RESENHA: A cinco passos de você

Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença.
O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore.
Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes.
Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado? 

Já imaginando que ia chorar um bocado, comecei o livro com esperança que pelo menos o caminho fosse satisfatório e que me rendesse uma boa caminhada. Não digo que amei, mas a leitura foi bem válida.

Tudo acontece bem rápido e isso poderia ter me incomodado bastante se não fosse o tema. A doença que atinge os protagonistas pode sim piorar de uma hora pra outra e vemos isso acontecer de uma forma bem dolorida. Então essa urgência de momentos e sentimentos fez muito sentido.

Os personagens tem seu charme, sendo o Poe meu favorito. A amizade dele com a Stella realmente me tocou. Suas inseguranças também eram tão críveis, e ainda tinha todo um pacote de problemas extras, como estar separado da família e não ter condições financeiras de visitá-la. 

Não que situações difíceis além da doença fossem exclusividade dele. Gosto da luta da Stella pela própria vida, por mais que seus motivos iniciais não sejam exatamente saudáveis, é compreensível porque ela se sente dessa forma. O fato dela usar sua vivência para falar das dificuldades e esperanças de pacientes com fibrose foi um ponto muito interessante. E temos Will, que me fazia passar raiva com algumas atitudes, embora também me tocasse com sua ânsia de aproveitar tudo que podia antes que fosse tarde. A vontade de conhecer lugares e culturas foi um aspecto dele que me identifiquei. E tem a Barb que parece assustar tanto, mas que se dedica com afinco em melhorar as chances dos pacientes de fibrose cística. Sua força e determinação certamente foram inspiradoras.

Um questionamento que o livro trás, é sobre a importância de estar junto no sentido físico. Como o toque das pessoas que gostamos é um privilégio que pouco damos valor. Acho que essa reflexão foi a que mais me fez pensar, porque não me imagino não abraçando meus amigos e familiares de forma livre. Pelo que entendi só não é possível o toque entre pessoas que tem a mesma condição, mas ainda sim deve ser super doloroso.

Os autores tem a preocupação de passar informações de uma maneira bem fluida, atrelada ao enredo, sem parecer uma lição de biologia no meio da trama. Vamos entendendo e apreendendo informações na medida que as explicações se fazem necessárias. A história me prendeu e fiquei curiosa o tempo todo, embora não tão empolgada com o romance como achei que ficaria. Não tenho um motivo em específico, e sim, eles são fofos juntos e tem ótimas cenas entres eles, só não rolou pra mim. Gostei como decidiram terminar o livro. Condiz com o enredo totalmente e creio que não teria final melhor. Não cheguei a ver a versão cinematográfica, mas pelo que sei livro e filme foram desenvolvidos ao mesmo tempo, então devem se parecer bastante. 

Sobre livro:
ISBN: 9788525067425 
Autores: Rachael Lippincott, Mikki Daughtry, Tobias Iaconis
Editora: Globo Alt
Ano: 2019
Páginas: 288

Nenhum comentário: