domingo, 17 de novembro de 2019

RESENHA: O resto da história

Emma Saylor perdeu a mãe ainda criança. Quando seu pai decide se casar de novo e seus planos para o verão dão errado, sua única alternativa é passar a estação na casa de sua distante família materna. Assim, Emma parte em uma jornada de autoconhecimento para entender suas origens, encontrar respostas de dúvidas que nem sabia ter e descobrir o valor de fazer parte de duas famílias.
Ao confrontar uma nova realidade e ouvir os segredos sempre sussurrados sobre a mãe, Emma vai contar com a ajuda de seu antigo amigo de infância, Roo, que, além de ser a pessoa com a chave para desvendar os segredos do passado de Emma, faz o coração da garota palpitar. Estas, com certeza, serão férias que Emma Saylor lembrará para sempre. 

Que saudade eu estava de ler Sarah Dessen! Ela é uma das minhas autoras preferidas e seu talento para desenvolver histórias familiares é incrível. Depois de algum tempo sem ser contemplada com algum dos seus livros aqui no Brasil, comecei "O resto da história" muito animada, e ela não me decepcionou.

A aproximação da Saylor com a família da mãe é bem legal de acompanhar, e muito familiar também. As saídas dela com a Bailey e Jack, as conversas com a Trinity, é tão minha relação com minha família na idade dela, impossível não se identificar. Também é de uma sensibilidade enorme como a Sarah mostra a naturalidade que as relações vão se construindo e solidificando, com suas partes boas e ruins.

A ligação com o Roo também foi bem interessante, já que os dois compartilham um passado mesmo antes de se conhecer e se reconhecer. Foi um personagem muito bem colocado no enredo, que nos mostrou uma parte bem diferente da Waverly e de um ponto de vista de quem também sofreu uma grande perda.

Também me agradou demais foram as amigas da Saylor. Mesmo afastadas no verão, não perdiam contato e se apoiavam, mesmo com algumas surpresas. A maneira natural que determinado acontecimento foi aceito e os pensamentos delas sobre isso passaram a tranquilidade que imagino ser a ideal num mundo sem preconceitos e que espero um dia se tornar a reação comum. Também gostei porque não lembro da Sarah tratar esse assunto nos livros que já li dela, então foi uma adição bem positiva.

Como todo livro da Sarah, a relação de mãe e filha é um dos grandes focos, porém temos uma diferença crucial: a mãe da Saylor já faleceu e de uma forma muito triste, e acaba marcando muitas das atitudes dela. Mesmo não se aprofundando na questão dos problemas com bebida e drogas de Waverly, entendemos que toda a família teve sua parte de sofrimento e feridas para curar, a diferença é que Saylor não sabe nada sobre o passado da mãe e a faz pensar que talvez não a conhecesse.

Esse passado triste também é peça fundamental no relacionamento da Saylor e do pai, que teme uma repetição da história e torna alguns momentos complicados entre eles que irritam, mas também são compreensíveis. Gostei de ter um livro da Sarah que dá um pouco mais de espaço para a figura paterna. Só tenho uma reclamação: esperava mais conversas entre Mimi e Saylor. As poucas são tão significativas e me fizeram pensar o quanto Mimi poderia contar sobre Waverly e, quem sabe, também se curar um pouco. 

Romance tem, mas como sempre, não é o foco nem objetivo, é mais consequência de uma processo de amadurecimento, uma característica da Sarah Dessen que amo. Sua linguagem continua acessível, com um ótimo ritmo e trata de assuntos sérios, como a ansiedade, de maneira mais leve, sem diminuir sua importância. Me vi conquistada mais uma vez pelo enredo e desenvolvimento e já estou na espera do próximo livro incrível da autora.

Sobre o livro:
ISBN: 9788595085510 
Autora: Sarah Dessen
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2019
Páginas: 352

Nenhum comentário: