sexta-feira, 1 de novembro de 2019

RESENHA: Fantasmas do Mercado das Sombras

Fantasmas do Mercado das Sombras é um compilado de dez contos de Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link. Ponto de encontro de fadas, lobisomens, feiticeiros e vampiros, o Mercado das Sombras é onde os seres do Submundo compram e vendem objetos mágicos, fazem barganhas sombrias e sussurram segredos que eles não querem que o Nephilim saibam. Por dois séculos, o Mercado vem recebendo um visitante frequente vindo da Cidade dos Ossos – o coração dos Caçadores de Sombras. Como um Irmão do Silêncio, o Irmão Zachariah é jurado detentor das leis e sabedoria dos Nephilim. Mas, uma vez ele foi um Caçador de Sombras chamado Jem Carstairs, e seu amor, antes e para sempre, é a feiticeira Tessa Gray. Acompanhe o Irmão Zachariah e veja, no contexto das negociações sombrias do Mercado das Sombras e suas celebrações festivas, o primeiro romance de Anna Lightwood, o grande pecado de Matthew Fairchild e Tessa Gray se envolver em uma guerra mundial. Valentim Morgenstern compra uma alma no Mercado e a alma de um jovem Jace Wayland encontra um porto seguro. No mercado está escondido um herdeiro perdido e um fantasma amado, e ninguém pode te salvar depois que negociarem seu coração. Nem mesmo o Irmão Zachariah.

Outro livro das "Crônicas dos caçadores das sombras" e fui toda feliz ler porque um dos meus personagens favoritos está de volta! Irmão Zacariah vai passar por vários mercados das sombras pelo mundo tentando proteger algo precioso e durante o século que se passa fiquei animada em encontrar várias gerações de caçadores de sombras e entender um pouco do espaço de tempo entre as sagas já lançadas.

Em "Longas sombras" e "Todas as coisas extraordinárias" temos um pouco dos descendentes Ligthwood, Fairchild e Herondale de As peças infernais. Fiquei com muita pena do Matthew e sua infeliz escolha, mas muito animada com Anna e seus pensamentos. 

Não foi dos meus preferidos "Aprendendo sobre perdas", a aventura do Irmão Zacariah e da Irmã de ferro Emília, mas temos uma recompensa maravilhosa no final dele. Achei emocionante. "Um amor mais profundo" se passa na segunda guerra e eu adorei porque gosto de ter outras visões sobre esse período terrível da história e ainda tem um encontro muito tenso entre Irmão Zacariah e a Tessa. Como eles eram meu casal favorito de "As peças infernais" aproveitei cada página e pelo título imagina só como foi?

Em "Os perversos", conto sobre a Céline, que se passa antes de Os instrumentos Mortais, foi um dos mais fracos, mas nos mostra mais sobre a verdadeira mãe do Jace. Sabemos de seu passado, e como Valentim conseguiu convence-la a fazer parte do Círculo. "Filho do Amanhecer" foi muito mais divertidos por ter o Raphael e a Lily, e um personagem bem conhecido dos leitores das crônicas. O melhor aspecto é ver como determinados eventos já davam sinal de que aconteceriam, mas ainda sim se surpreender com os sentimentos envolvidos. 

Meu casal mais amado de "Os instrumentos mortais" dá o ar da graça em "A terra que perdi" e ficamos sabendo como o novo membro da família deles chegou. Eu amo como o Alec evoluiu! Quando se pensa em "Cidade dos Ossos" e se compara ao que ele se tornou, nossa, que orgulho! Uma pessoa mais confiante e que inspira confiança. Que ama e é amado, e não tem vergonha disso. Suas conversas com o Jem foram maravilhosas, ainda mais porque os dois estão em relacionamentos parecidos e essa parceria me agradou bastante.

"Através do Sangue, através do fogo"é sobre a caminhada final da mãe do Kit, e seus esforços para que Tessa e Jem o encontrassem. É triste, porém explica muito bem as escolhas dela e dificilmente dá para recriminá-la. Jem tem uma surpresa incrível também, e ele merece porque o coitado sofreu, vu? Livvy e Ty estão presentes no conto "O mundo perdido" e creio ser um dos dois que não tem como plano de fundo o mercado. Fiquei tão feliz ao saber mais deles, principalmente depois de tudo que aconteceu em "Rainha do ar e escuridão". Pena que Julian e Emma mal são citados, estava curiosa sobre eles. Mas temos a adaptação de Ty em Sholomance e o que aconteceu com Livvy, então fiquei satisfeita.

O último conto, "para sempre caídos",tem dois focos: o misterioso Janus e a recém formada nova família do Jem. Sendo sincera, eu não estava ligando nadinha para o Janus, apesar de ser sim interessante seus pensamentos e sentimentos. Porém eu queria ver o Jem com a Tessa, como Kit estava se adaptando, e como era o relacionamento deles com o novo membro da família. Eu adorei ver o Kit encontrando o amor familiar e como ele parece encaixar direitinho no seu novo lugar. Cada cena dele com a Min me deixava com um sorriso bobo, e o fato do Jem enfatizar o quanto o queria em sua casa foi muito bonito.

Mesmo se tratando de contos, os autores seguem a representatividade presentes nos outros livros da Cassie, bem como suas personagens corajosas. O mercado das sombras é somente o local de partida dos contos, deixando o protagonismo para sentimentos e encontros que são importantes para a saga. Claro que ler o livro sem ter lido nada das séries da Cassie estraga totalmente a experiência: esse livro faz a ponte com todos eles, e revemos personagens amados, entendemos escolhas e completamos informações perdidas. Adorei matar a saudade dos meus personagens queridos e estou super pronta para " Os pergaminhos vermelhos da magia" da trilogia "As maldições ancestrais" conhecida também como trilogia Malec!

Sobre o livro:
ISBN: 9788501116475
Autores: Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link
Editora: Galera Record
Ano: 2019
Páginas: 476

Nenhum comentário: