sexta-feira, 17 de junho de 2022

GRAPHIC NOVEL: Jun - A história real de um músico autista

Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama e a Espera, apresenta mais uma de suas graphic novels no Brasil, JUN, sobre a história real de um garoto autista de coração puro, que alcançou fama na Coreia do sul após descobrir sua vocação natural para a música. Quando conheceu Jun Choi, em 2010, durante aulas de música tradicional coreana, Keum Suk se encantou pelo jovem e decidiu que narraria sua trajetória de vida em uma de suas obras. Uma trajetória marcada por solidão e preconceitos, mas também por muita beleza e superação. Ela escolheu escrever e desenhar sobre Jun para transmitir uma mensagem de encorajamento e empatia a todos aqueles em condições semelhantes à dele. Por meio do relato do cotidiano de Jun e sua família, que, infelizmente, tiveram que aprender a conviver com a indignação por causa de pessoas insensíveis às diferenças, a autora acerta em cheio o coração de todos os leitores. Obra sensível e emocionante, este é o tipo de trabalho que ensina ao mundo uma valiosa lição de vida sobre aceitação e combate aos preconceitos da sociedade. A edição da Pipoca e Nanquim foi traduzida diretamente do coreano, tem 260 páginas em papel offset 90g, capa dura, sobrecapa macia ao toque e com verniz localizado, lombada redonda e fitilho de tecido, seguindo o mesmo padrão dos manhwas (quadrinhos sul-coreanos) anteriores.

Como telespectadora de dramas sul coreanos sei que existe alguns estigmas na sociedade deles ( e na nossa, infelizmente) e achei interessante a autora decidir contar justamente sobre alguém que passa por um deles. Sendo Jun um músico real, a autora volta a fazer uma biografia dessa vez focada em um homem com autismo e com a qualidade gráfica da Pipoca & Nanquim.

E em cada traço da Gendry-Kim vemos a confusão, dor e cansaço da família de Jun em busca de dar uma vida normal a ele. A sociedade insiste no seu isolamento, mas a mãe de Jun é dedicada, preocupada e se esforça em dobro para que ele tenha o máximo de experiência escolar e social possível. É em uma dessas tentativas que o amor de Jun pela música se faz presente.

Imagem: site Pipoca & Nanquim

A ligação com a música faz de Jun um ser ainda mais interessante, pois ele não é muito vocal e a melodia torna-se uma ferramenta para se comunicar melhor. Lendo esse processo de descoberta, me lembrei muito sobre a individualidade de casa pessoa com autismo, como elas podem desenvolver sua própria maneira de comunicação e a importância de se buscar esses artifícios.

A irmã de Jun é os olhos do leitor nessa história. Ela nos conduz por pequenos momentos onde o excesso de cuidado dos pais com Jun o limita um pouco e também a sobrecarrega. Ao mesmo tempo, ela tem sua cota de preocupação e amor para com o irmão. Foi um tópico interessante a ser abordado, porque imagino ser recorrente o zelo demasiado dos parentes de pessoas com autismo e não sem razão: o mundo já faz um esforço tremendo para isolar, discriminar, diminuir, como não tentar proteger o tempo todo alguém que passa por isso? Porém é nas atitudes da irmã que se entende a necessidade de não limitá-los para que o desenvolvimento e liberdade do indivíduo não seja minado.

Como é característica da Gendry-Kim, sempre está representado o momento cultural e econômico pelo qual a Coreia do Sul passava. Mais uma vez me vi lendo/vendo sobre todas as questões do país com o FMI e os impactos macros e micros sobre a vida dos coreanos e, claro, a família de Jun também sofre com isso. A forma que essa questão foi exposta tem sua força, e junto ao conhecimento prévio que eu tinha sobre o ocorrido (dramas, livros e filme) consegui entender a dimensão que isso toma numa família classe média.

Imagem: site Pipoca & Nanquim

A variação de sentimentos ocorre por todo o quadrinho. Passei raiva com o preconceito, fiquei preocupada com a situação econômica da família, me alegrei com as conquistas e senti paz nos momentos que as coisas estavam em equilíbrio. Lendo pela terceira vez algo escrito por Gendry-Kim, ainda consigo me emocionar com as histórias que ela conta, e senti o que sempre encontro nos enredos escolhidos por ela: respeito pela história, delicadeza na hora de mostrar os percalços, sensibilidade ao lidar com assuntos necessários. Jun é mais uma obra imperdível da autora sul coreana.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9786589912200
Autora/artista: Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Pipoca & Nanquim
Ano: 2022
Páginas: 260

Outras trabalhos da autora:

Nenhum comentário: