quinta-feira, 28 de julho de 2022

Lemos na Fábrica: Junho 2022

Junho foi um mês de leituras curtas, o que funcionou bastante porque eu estava muito enrolada com trabalho e vida pessoal (ainda está assim). Portanto fui lendo nas poucas horas vagas que eu tinha e confesso que não estava com paciência para calhamaço. E o resultado foi até bom.


"Nunca vi a chuva", Stephano Volp: Finalmente li um livro do Volp! As questões familiares são o foco e eu não poderia ficar mais satisfeita com isso. Lucas e Rafael tem personalidades diferentes, mas conseguem conquistar o leitor da mesma forma e o encontro dos dois rende muitas reflexões. A escrita do Volp é muito boa, me deixou curiosa o tempo todo e no final fiquei feliz em acompanhar a jornada dos gêmeos. Resenha aqui.

"Poemas escolhidos", Mia Couto: Os poemas de Mia Couto são profundos, sensíveis e delicados, mesmo quando fala das dores da vida real, dos obstáculos da nossa existência. A beleza dos seus escritos é óbvia, mesmo quando não cria a identificação que esperava. Ainda sim fui envolvida por suas palavras e por seus temas


"Suor (Clube da Caixa Preta # 21)", Zora Neale Hurston: O conto escrito por Zora nos mostra um pouco da vida das pessoas negras que precisam trabalhar para os brancos, principalmente quando se é o único sustento da casa. O marido da nossa protagonista me revoltava com sua soberba enquanto a esposa precisava se sacrificar para sustentar ambos. Toda a maldade dele, inclusive debochando do medo e da forma física da Delia me dava muita raiva, e imagino que seja o sentimento que a autora gostaria de passar. Sobre o final: amei? Sim! Deveria? Provavelmente não. Me arrependo de ter curtido? Jamais!


"Grita", María Fernanda Ampuero: Li "Grita" numa semana especialmente difícil, com notícias sobre abuso sexual em evidência e com a crueldade da sociedade para com as vítimas. Neste conto a autora pontua algumas experiências da protagonista e mostra como o medo acaba direcionando muitas das nossas pseudo escolhas e como nossos agressores podem estar onde menos se espera. É doloroso, sofrido e bem real.


"A morte de Ivan Ilitch", Lev Tolstoi: Um livro que nos faz refletir sobre a vida de aparências, com preocupações sobre dinheiro, posses e como a sociedade vai nos enxergar, mas que mostra a vida vazia, sem amor e empatia até no momento da morte. Muitas vezes eu sentia pena de Ivan, principalmente porque em sua doença, não tem apoio das pessoas que mais deveriam se preocupar com ele. Não é um livro rápido, apesar de curto, e creio que esse ritmo remete muito aos próprios sentimentos do protagonista em sua angústia para se ver curado. Foi uma experiência de leitura melhor do que esperava encontrar.


"Faça a sua coroa de gelo brilhar (Série: Você é o seu próprio conto de fadas #2)", Amanda Lovelace: Muito parecido com o primeiro volume, ainda sim tem temas importantes e atuais e que falam diretamente com as experiências das mulheres com relacionamento e como a sociedade a enxerga. 


"A Mariposa Fantasma (Sociedade das Relíquias Literárias # 27)", H. G. Wells: Apesar de não ser dos meus contos preferidos da SRL, foi interessante acompanhar a rivalidade entre os dois cientistas e como isso vira uma obsessão para um deles de forma que ele perdendo a razão aos poucos. Creio que o atrativo é pensar se tudo se passa por conta da mentalidade instável do cientista ou se realmente existe algo de sobrenatural ali.

E como estão as leituras de vocês?

Nenhum comentário: