sábado, 23 de julho de 2022

RESENHA: Nunca vi a chuva

Lucas foi adotado por uma família rica e apesar de ter uma vida aparentemente perfeita, ele teria se jogado de um prédio, não fosse a mensagem recebida naquele exato instante: o canal de vídeos do gêmeo idêntico que ele simplesmente não conhecia.
Depressivo e ainda desmotivado a viver, Lucas decide viajar para o interior do Rio de Janeiro atrás de Rafael e acaba vivenciando o início de uma amizade que poderá mudar sua vida para sempre.

Nunca vi a chuva foi minha leitura escolhida para a #LeituraPreta de Junho e também foi o livro pelo qual decidi conhecer a escrita do Volp. O Acompanho tem algum tempo, participo do Clube da Caixa Preta, projeto idealizado e organizado por ele, mas ainda não o tinha lido. Chegou a hora.

A personalidade dos gêmeos não poderia ser mais distinta, e chama a atenção como quem mais teria motivos para não gostar da própria vida é quem mais dá valor a ela. Assim, eu acho que para Lucas foi muito mais vantajoso conhecer Rafael, porque ele consegue sim passar alegria e aproveitar o que pode porque ele sabe o valor de cada momento e tem pessoas o apoiando.

Sendo justa com Lucas, ter depressão e uma família que parece não saber se relacionar não ajuda. Todos tem uma barreira a qual não conseguem superar e mostrar o amor sentido. Em muitos momentos eu só pensava que uma conversa verdadeira, uma escuta interessada e alguns minutos poderiam resolver a maior parte dos problemas deles, mas isso não foi fácil de conseguir.

O que mais me ganhou foi como as vivências dos personagens são reais, com todos os obstáculos e alegrias, com as tragédias e os sucessos. Temos quem conseguiu se erguer, quem conseguiu fazer as pazes consigo mesmo, quem estabeleceu uma vivência saudável com a própria deficiência. Porém também temos que foi pego pelo vício, pela falta de perspectivas, pela falta de ajuda.

Os personagens são cativantes de diferentes formas e me ganharam em momentos distintos do livro. Creio que Rafael foi o único que me agradou logo de cara, porém ele sempre foi o ser mais evoluído do enredo, difícil seria não gostar dele. Outros como a mãe do Lucas e uma das tias do Rafa tiveram um processo mais longo.

A escrita do Volp é ótima e o foco nas relações familiares me deixou curiosa o tempo todo. Ele consegue escrever de uma forma muito leve, fácil de entender e passa muita verdade, em especial quando trata da vida de pessoas negras. Foi uma ótima maneira de iniciar esse contato com suas obras e espero muito poder ler os próximos livros em breve.

Sobre o livro:
ISBN: B06XK67VH5
Autor: Stefano Volp
Editora: independente
Ano: 2021
Páginas: 190

Nenhum comentário: