segunda-feira, 21 de novembro de 2022

RESENHA: Se liga, Dani Brown (Irmãs Brown - Livro 02)

Se liga, Dani Brown, o segundo volume da trilogia Irmãs Brown, é uma comédia romântica deliciosa que promete seduzir até os leitores mais cínicos com personagens cativantes, muito charme e uma pitada (tá bom, uma tonelada) de amor.
Dani Brown precisa de um sinal. Tudo que ela quer é alguém com quem possa se divertir, sem complicações ou sentimentos envolvidos. O problema é encontrar essa pessoa, por isso ela pede ao universo que lhe avise se aparecer alguém que preencha os requisitos.
Quando acaba presa em um elevador durante um treinamento de incêndio e é resgatada por Zaf, o segurança rabugento de quem é mais ou menos amiga, Dani pensa ter entendido o recado e começa a bolar um plano para seduzi-lo. Nenhum dos dois espera que o resgate gere rumores de que eles estejam juntos. Muito menos que tais rumores tragam benefícios para suas vidas, o que os leva a encenar um namoro de mentira.
Nos bastidores, porém, Dani continua firme com seu plano de seduzir Zaf e conseguir o que quer, mas aos poucos essa amizade colorida se torna mais complicada que sua tese de doutorado. Será que o tiro saiu pela culatra? Ou será que esse é o verdadeiro sinal do universo e Dani só precisa se ligar para ver?
Conteúdo adulto.

Voltei para o segundo livro das Irmãs Brown e que felicidade! Como não ficar feliz com um enredo desses? Claro que o plot é no geral um clichê, mas como é bom ter um com personagens mais diversos! Temos tantos livros com namoro de mentira, só é bem mais difícil ter um com uma pessoa negra, LGBTQIA+ e gorda como a principal.

Amo o fato das irmãs Brown não serem o padrão deste tipo de livro. Danika é negra, bissexual, está acima do peso, tem curvas muito evidentes, marcas de estrias e não liga nem um pouco para isso. Ela é tão esforçada e focada nos seus estudos e trabalho, entende suas raízes e isso reflete nos artigos os quais publica. Ela tem orgulho de si mesma, das escolhas que faz, mas óbvio que tem uma questão a ser resolvida.

O que mais gostei em relação a construção de Zafir foi ver como a autora trabalhou o fato dele ter ansiedade. Ele tinha um histórico, mas quando ele sofre as perdas tudo muda e de uma forma nada boa. A autora nos mostra com as recordações dele como foi o processo de restabelecer seu dia a dia dentro das limitações iniciais e como ele viu a importância de lidar com as questões mentais e transformar isso em um projeto para ajudar outras pessoas.

O desenvolvimento do relacionamento dos dois é uma delícia, afinal eles já tinham uma amizade divertida. A mistura com redes sociais foi um ponto a favor porque acontece na vida real justamente o que acontece com eles: um momento bobo que viraliza e muda tudo. Quantas vezes assistimos isso acontecer (seja para o lado bom ou o lado ruim)? Também temos uma inversão de papéis, porque a pessoa a procura de relacionamento sem compromisso é a mulher, não o cara. Assim como é ele o adorador de romances românticos. Me diverti bastante com esse passatempo dele e nem vou comentar das cenas hots. 

As conversas das irmãs e da melhor amiga da Dani são hilárias, e temos a participação do Red também. A família do Zaf é outra cheia de amor e união, e isso só deixou o livro melhor: adoro quando temos um pouco da convivência familiar dos personagens, ajuda muito na construção que temos deles.

A autora não deixa de falar de temas sérios e atuais, mesmo que seja de uma forma leve. Nosso protagonistas precisam superar alguns dos próprios traumas para poder se entregar ao relacionamento e acompanhei torcendo muito para os dois conseguirem vencer cada barreira e ficarem juntos. Ter empatia pelos protagonistas é fácil porque ambos são cativantes. Amei ter escolhido o livro para o #BingoLitNegra, era o tipo de leitura que estava precisando e me agradou demais.

Sobre o livro:
Se liga, Dani Brown
ISBN: 9788584392490
Série: Irmãs Brown
Volume: 02
Autora: Talia Hibbert
Tradução: Lígia Azevedo
Editora: Paralela
Ano: 2022
Páginas: 288

Nenhum comentário: