domingo, 27 de novembro de 2022

Lemos na Fábrica: Outubro 2022

Outubro foi um mês de leitura diversas e experiências diferentes. O clube do livro junto com o desafio #LeituraPreta me rendeu livros que me fizeram pensar bastante. Vamos lá?


"A cor púrpura", Alice Walker: Não sei nem o que falar sobre esse livro. A protagonista tem uma ligação forte com sua fé, ao mesmo tempo que passa por grandes provações e perdas, além de encarar a própria sexualidade. A narrativa é feita através de cartas e são tão profundas e dolorosas que eu não conseguia ler muitas páginas de uma vez, tanto que esse é o livro da #LeituraPreta de Setembro e somente em Outubro consegui terminar. Ainda estou tentando organizar meus pensamentos para fazer a resenha. 


"Fuga para a liberdade (Clube da Caixa Preta # 25)", Pauline Hopkins: Fuga para a liberdade é um conto que retrata bem como as pessoas escravizadas ainda precisaram lutar muito mesmo após serem "libertadas". Madson para por muitas provações para ter a esposa de volta e assegurar a própria liberdade. Gostei muito da condução da Pauline Hopkins neste conto, principalmente porque ela consegue passar vários acontecimentos comuns a época que retrata.

"Lema (Clube da Caixa Preta #26.1)", Lottie Burrell Dixon: Eu fico muito animada quando um enredo nos dá uma pessoa que acha que tudo relacionado a ela é mais importante do que os eventos cotidianos e acaba mostrando que não funciona assim. Em Lema temos exatamente esse tipo de pessoa, mas que se vê perto de perder um grande negócio. Sua salvação é justamente um jovem negro pelo qual ele não daria nada, porém tinha a chave para mudar o rumo dos acontecimentos. Eu adorei como foi desenvolvido e o desfecho.


"Quatro poesias de Angelina Weld Grimké (Clube da Caixa Preta #26.2)", Angelina Weld Grimké: Além das poesias fortes e dolorosas, o que mais curti ao ler foi saber mais sobre a autora já que não a conhecia. Estou curtinho essas doses poéticas que o Clube está nos brindando.


"Por quem os sinos dobram", Ernest Hemingway: A penúltima leitura do ano do Clube do livro estava me deixando assustada, mas a linguagem é muito acessível e a leitura é rápida mesmo sendo o camalhaço que é. Tenho sentimentos conflitantes sobre o livro: gosto da abordagem, do foco nas pessoas - eu adorei o Anselmo - e no que a guerra os tornou, ainda que não sinta que o livro me tocou tanto quanto eu esperava. Não sei se é porque a maior parte do livro é sobre o ponto de vista de um soldado americano e meio que sentia aquele tom de branco salvador nele... Enfim, foi uma boa experiência.


"O Coração Delator e outros contos (Sociedade das Relíquias Literárias # 31)", Edgar Allan Poe: Os três contos do Edgar Allan Poe foram muito bem escolhidos para a Sociedade Das Relíquias Literárias deste mês. O segundo conto, Os fatos no caso do Sr. Valdemar, me deixou assustada ao mesmo tempo que tinha momentos de um humor macabro. Já o primeiro, Coração delator, e o terceiro, O barril de amotillado, foram muito mais calculistas mais maldosos. Nunca tinha lido nenhum dos três e gostei bastante da experiência.


"História Secreta de Kakashi - O Relâmpago Sob o Céu Gélido (Naruto Hiden #1)", Masashi Kishimoto e Akira Higashiyama: Eu gosto demais de Naruto e estou colecionando os livros que contam um pouco dos personagens depois do fim do mangá. Kakashi é um dos meus personagens favoritos e foi legal ler sobre suas dúvidas em se tornar Hokage (o líder da vila) e qual seria sua contribuição para melhorar o mundo. Me diverti com as interações com o Gai e amei rever Sakura, Ino, Shikamaru...


"E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas", Emicida e Aldo Fabrini: O livro do #LeituraPreta de outubro foi E foi assim que eu era escuridão ficamos amigas, escrito pelo Emicida e ilustrado por Aldo Fabrini. Difícil não gostar de um livro escrito pelo Emicida né? A forma poética que ele apresenta o enredo ganha qualquer um que lê e comigo não foi diferente. Os desenhos e as cores são ótimos, meu sobrinho adorou. Certeza que lerei várias vezes para ele.

Como foram as leituras de vocês?

Nenhum comentário: