quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

#BINGOLITNEGRA 2022: Resultado


Eu acho que nunca fiquei tão feliz com um resultado do #BingoLitNegra (evento foi criado pela autora Solaine Chioro) como esse ano! Minha lista mudou 60%, porém as mudanças me trouxeram ótimas histórias e completei a linha que me propus sem dificuldade.


Abaixo vou relembrar a minha escolha e depois dizer como foi a leitura. Tive algumas surpresas, vocês vão ver. 


Literatura Contemporânea: Li Reticências (Solaine Chioro) e amei demais. Um enredo simples, mas que engloba diversos assuntos importantes. Curti muito como os protagonistas não estão dentro de uma padrão e conseguem se aceitar dessa forma. Eu li na versão independente, mas fiquei curiosa com as adições da edição da Alt.


Protagonista LGBTQIA+: Minha escolha para este tópico era O quarto de Giovanni (James Baldwin), mas eis que descobri que os protagonistas não são negros e ter autor e protagonista negro são as condições para selecionar os livros para o bingo. Além da óbvia burrada, ter descoberto isso me fez pensar que eu simplesmente achei que ter um autor negro é certeza de protagonismo negro nos livros. Foi bom para me mostrar que tenho muito a aprender ainda, que autores negros podem escrever sobre quem quiser, independente de raça. Então, substitui por Felix para sempre (Kacen Callender) e foi uma experiência enriquecedora de tantas formas! Aprendi várias coisas ao ter acesso aos pensamentos de Felix e pretendo desenvolver melhor o que senti numa resenha.
 

Juvenil ou Jovem Adulto:  A escolha inicial era O Segredo do Oceano - O Segredo do Oceano # 1 (Natasha Bowen), mas simplesmente não consegui me animar a ler esse mês, embora ainda esteja na minha lista para leitura. Então fui para uma escolha mais segura: li Instruções para dançar (Nicola Yoon). Fico encantada como ela sempre consegue me cativar com os plots que propõe. Neste livro ela espelhou alguns sentimentos pessoais por conta de algumas dificuldades pelas quais passou e me fez chorar. Também farei resenha desse. 


História com romance: Se liga, Dani Brown - Irmãs Brown # 2 (Talia Hibbert). Eu me diverti bastante com essa leitura. Gosto dos clichês, ao mesmo tempo que curto como a autora diversifica nas características dos personagens, inclusive dando um lado mais sentimental aos protagonistas masculinos. A resenha vocês encontram aqui


Protagonista mulher: Comecei a ler Tudo de bom vai acontecer (Sefi Atta), mas a leitura não fluiu. Longe de ser ruim, creio que é mais meu momento de leitura mesmo que não ajudou. Então tentei ler Solitária (Eliana Alves Cruz) e fiquei vidrada no livro. Goste da maneira que o enredo foi apresentado, como agregou situações do Brasil atual e como focou nas duas mulheres negras. Falei mais sobre o livro aqui.

Fiquei muito contente com minhas leituras para o #BingoLitNegra. O que acharam?

Nenhum comentário: