domingo, 11 de dezembro de 2022

RESENHA: Instruções para dançar

Nicola Yoon é autora dos best-sellers Tudo e todas as coisas e O sol também é uma estrela, ambos adaptados para o cinema.
“Um retrato comovente e afetuoso da jornada do amor.” – Booklist
“Uma história cativante sobre primeiro amor, com diálogos inteligentes e personagens cheios de nuances, mais um toque de magia para deixar tudo realmente inesquecível.” – BookPage
Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido.
Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X. O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer.
Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?

Nicola Yoon é sempre uma aposta segura para mim. Este é o terceiro livro dela que leio e consigo sempre tirar algo de bom, pensar em outras perspectivas e amar os personagens (ainda mais diversos do que eram nos outros livros).

Pensando inicialmente sobre o foco da trama não é nada de inovador, mas a escrita consegue conquistar assim como a abordagem escolhida. Nunca imaginei que a Nicola iria para a parte mágica/ sobrenatural no intuito de fazer com que Evie passasse por determinados acontecimentos na sua jornada. E para mim funcionou bastante, queria ver o crescimento dela, o amadurecimento, a volta da coragem, e não me importei nem um pouco em aprofundamentos em relação a ser escolhida para ter o dom de ver o futuro dos relacionamentos.

O fator família é determinante para a trama, até um pouco mais do que nos outros livros da autora, afinal a Evie ainda não superou a forma pela qual os pais se separaram. Nesse sentido eu refleti bastante nas atitudes dela e cá comigo percebi que algumas coisas faria igual porque o relacionamento que tenho com meu pai é forte, assim como o dela e o pai, então eu realmente entendia a decepção, frustração, a raiva. Eu sorria toda vez que a irmã dela aparecia, afinal ela sabia mesmo aproveitar a própria idade. E a mãe me deixou com sentimentos contraditórios, embora a admiração seja o maior deles.

Também é um livro sobre perdão, sobre correr riscos, sobre diálogo e versões dos outros e de si mesmo. Todas as experiências pelas quais passamos nos modificam, nem sempre para o lado bom, mas elas existem e temos que seguir em frente. Evie passa por tudo isso e fez suas escolhas, boas e ruins, muitas delas baseadas em dores evitáveis se os pais fossem mais francos com ela, outras resultado da adolescência. Acho ótimo que esses erros existam porque é assim na vida real, estamos sempre errando em todas as idades, em especial numa que é uma base muito forte para quem seremos quando adultos.

A parte da dança foi bem legal. Foi interessante como os passos foram descritos, a aproximação que o concurso impõe a X e Evie. É bom ver o sentimento entre eles crescendo, ainda que os dois tenham os próprios problemas para encarar. O pessoal da escola de dança me fazia rir, os comentários eram ótimos.

O final é corajoso. Eu certamente não esperava o que rolou e fiquei bem satisfeita. Nicola Yoon disse que escreveu o livro num momento difícil e o sentimento foi transportado para a escrita que, apesar disso, continua leve, atraente, com personagens bem escritos. Me conquistou como sempre e fiquei feliz em ter incluído na #BingoLitNegra.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555652789
Autora: Nicola Yoon
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Ano: 2022
Páginas: 256

Nenhum comentário: