segunda-feira, 1 de agosto de 2011

RESENHA: Diários de Stefan: Origens

Guilherme Magalhães

Uma chance de entender melhor a história por trás do seriado. É isso que “Diários de Stefan: Origens” oferece. Uma narrativa em primeira pessoa, do próprio Stefan, ambientada em 1864, quando ele e seu irmão, Damon, ainda se davam bem e Elena estava longe de nascer.

Quando o livro começa, Stefan é um jovem de 17 anos (de verdade, ao invés de apenas na aparência). Ele se sente sozinho e isolado, já que o irmão mais velho está lutando no exército e seu pai está muito ocupado com a administração de suas terras. Novo demais para qualquer uma das atividades e preso entre a infância e a maturidade, Stefan não tem com quem conversar e nem o que fazer, nem mesmo quando ataques aos animais da região começam.

Sua solidão parece prestes a acabar quando seu pai lhe arranja um casamento com a filha do banqueiro da cidade, Rosalyn Cartwright, mas Stefan não está muito feliz com a idéia de se casar por conveniência.
É então que ele conhece Katherine Pierce, uma garota bela e pálida que aparece na “fazenda” do seu pai. Ela é a filha de conhecidos do pai de Stefan que morreram em um incêndio, e Giuseppe – o pai de Stefan – a recebe na fazenda, para que a garota more lá.

A [i]adorável[/i] Katherine acaba por despertar o interesse de Stefan, que deveria estar interessado apenas na jovem Rosalyn; se isso não fosse complicado o suficiente, seu irmão volta para a casa, de licença do exército, e também se interessa pela garota. E para piorar mais um pouco, ela demonstra interesse pelos dois. À partir daí, o livro mergulha nas seguintes questões: Quem vai ganhar o coração da senhorita Pierce? Stefan seguirá seu coração ou cumprirá suas obrigações? E quando aquilo que ataca os animais revela ter uma bela faze, será que o mal vai prevalecer? E... no fim das contas, quem é o mal da história?

Se você já viu a série, com certeza sabe a resposta para essas perguntas. O livro está aqui mais para nos dizer [i]como[/i] tudo aconteceu do que para dizer [i]o que[/i] aconteceu. Mas, se você não viu, o livro te explica mesmo assim. Ele nos explica a personalidade dos personagens, como tudo chegou a acontecer... é uma chance para entender melhor os personagens complexos da série de TV.

Para quem já leu a série de livros, é uma boa oportunidade de ver tudo de um modo completamente diferente, de uma forma mais movimentada e... não há outra palavra, bombástica.

Gostei muito do livro, achei muito bem escrito. Apesar de se basear unicamente no enredo criado para o seriado, a estrutura de escrita de L.J. foi incorporada à obra. Uma união dos pontos fortes de cada um... tinha tudo para dar certo, mesmo.

O livro é resultado de uma parceria entre L.J. Smith, Kevin Williamson e Julie Plec e é, sem dúvidas, leitura obrigatória para fãs de The Vampire Diaries, seja a série ou os livros, pois possui características de ambos e promete ser o tipo que vai agradar a todos.

Sobre o livro

Título: DIÁRIOS DE STEFAN - ORIGENS VOL.1
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 192 

3 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum livro dessa série. Confesso também que não sou chegada nele, não gostei do seriado. Então nem tenho previsão de quando começarei a lê-la.

    Gostei da sua resenha.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda nem li nada da série Diários de Vampiro e não acompanho a série, mas até que animei com sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola!!
    Quando a Galera mostrou a capa no twitter fiquei louca pra ler. Eu não gosto muito da série de livros, li o 1° e o 2° e parei. Mas decidi retomar a série dando mais um voto de credibilidade. Agora a série de Tv na minha opinião foi muito bem feita, melhorou os personagens e a história do livro!!!Na séria( a 1° temporada) A história de stephan de antes, como tudo começou, é contada por meio de flashbacks o que achei bem legal, porém foi muito direta e objetiva e acredito que o livro possa fornecer mais detalhes!1Ou então ser totalmente diferente da serie de Tv!Enfim só lendo para tirar minhas conclusões!!Vou ler sim!!
    Bjos!!
    http://palavrasproliferas.blogspot.com/

    ResponderExcluir