sexta-feira, 29 de julho de 2011

RESENHA: Estrela da Noite

Por Fernanda Siepierski



Mais uma vez, Ever deve enfrentar uma pessoa louca/psicopata que só quer saber de fazer ela sofrer – o detalhe é que dessa vez essa pessoa é sua ex melhor amiga Haven. Haven virou uma imortal descontrolada, cheia de rancores, mas ainda assim forte e que quer matar Ever. Além disso, ainda temos Ever - com seus conflitos interiores, sua necessidade de acabar com Haven antes que ela faça muitas burradas e na indecisão da personagem, que ao descobrir segredos de suas vidas passadas, fica sem saber se escolhe entre Damen e Jude.


Haven é uma pessoa que eu não aguentaria na vida real: negativa, invejosa, com uma necessidade absurda de aparecer, mas tenho que admitir que a sua transformação fez dela uma a vilã mais interessantes da série (até o momento). Também não acho que Ever seja a personagem mais carismática do livro... ela cansa... a sua falta de discernimento das coisas a sua volta e seus conflitos internos faz com que eu acabe preferindo outros personagens - eu adoro o Miles, melhor amigo de Ever, que é mais decidido e está mais aberto a novidades/mudanças.

Por mais que Alyson Noel se esforce desde o primeiro livro para trazer aos leitores algo diferente e interessante, ela ainda está presa a um ciclo vicioso no qual um personagem não gosta da Ever e tenta de todas as maneiras feri-la ou ferir as pessoas que ela gosta para se vingar de alguma coisa. Tirando o fato de que alguns personagens morreram e outros tomaram o seu lugar e de que os “vilões” sempre têm algum item novo que Ever precisa, a essência é idêntica em pelo menos quatro dos livros publicados. Acredito que essa repetição faz com que a história fique, de certa forma, estagnada e se torne menos interessante aos leitores.

No entanto, o final de Estrela da Noite traz um elemento novo: um enigma, em forma de canção, que Ever deve desvendar para poder desfrutar da felicidade. Ainda assim, resta saber se no próximo livro da série, Infinito, a autora irá explorar de maneira interessante esse novo elemento ou se continuará apegada ao ciclo vicioso dos livros anteriores.

Sobre o livro


Autor: Alyson Noel
Editora: INTRINSECA
Nº de Páginas: 248
Lançamento: 07/2011

3 comentários:

  1. Ainda nem li Lua Azul, no fim o primeiro livro nao me cativou tanto que estou deixando passar, mas mesmo assim quero continuar a ler a série!

    ResponderExcluir
  2. Eu desisti da série. Pra mim, a autora se perdeu no caminho :-( Esse livro parece ser o mais interessante por conta do enigma. Bora ver o que vai acontecer rsrs

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Quando li "Para Sempre", fiquei toda empolgadinha com a série, pq tinha mesmo potencial. Aí quando li "Lua Azul", fiquei WTF????!
    Eu gosto demais da Alyson, por isso eu ainda faço um esforço pra ver o lado bom da série, defender um pouco, mas olha, entendo COMPLETAMENTE quem não gosta da série.
    Dá vontade de matar a Ever a cada 2 páginas dos livros! hahahahah
    Ainda preciso comprar esse e Radiante pra coleção, e vale a pena, pq pelo menos as capas são lin-das!
    *Preciso falar que parece muito a Dianna Agron nessa de Estrela da Noite?* HSAHUSHUSHUA
    Preciso colocar a série em dia, e sei que esses "ciclos viciosos" da história vão me irritar tanto quanto a própria Ever, mas enfim, não tem jeito, tem sempre uma parte de mim que vai amar Os Imortais! ashhahsahu
    Bj! :*

    ResponderExcluir