sexta-feira, 22 de julho de 2011

RESENHA: Artemis Fowl – A Colônia Perdida

Monique Melo


“Pense em magia. Pense duas vezes.”
Dez mil anos atrás, os Homens da Lama e o Povo das Fadas lutaram pela Irlanda. Quando ficou claro que os seres mágicos não poderiam vencer, eles decidiram levar sua civilização para os subterrâneos, se escondendo dos humanos. Somente os demônios foram contra essa fuga, e preferiram tirar sua ilha do curso normal do tempo. Ou seja, eles estão perdidos no limbo há mais de dez mil anos! Mas, agora, toda a ilha está lentamente voltando à Terra, e de maneira imprevisível. Somente uma pessoa pode prever quando e onde o próximo demônio irá aparecer: Artemis Fowl. O que ele não esperava é se deparar com uma nova e inteligente adversária: uma humana de apenas 12 anos...

Mais seres mágicos e situações perigosas esperam Artemis, Holly e seus amigos em sua nova aventura. Artemis está às voltas com sua nova tarefa: descobrir onde e quando os demônios farão suas aparições.

Certos que as aparições só eram percebidas pelas criaturas mágicas e por um aliado em especial, o Povo das fadas não poderia imaginar que uma humana chamada Minerva (nome muito apropriado, por sinal) estaria tentando aprisionar um deles e provar ao mundo suas teorias.

Apesar de ter enfrentado inimigos bastante espertos, é a primeira vez que Artemis tem uma oponente à altura. Será que dessa vez ele conseguirá driblar seus inimigos e proteger o Povo das Fadas e os Humanos?
Assim como nos outros livros da série, o quinto livro é cheio de surpresas, reviravoltas e muita ação. A narrativa continua em terceira pessoa, cheia de humor e ótimas observações.

O encontro de duas mentes tão habilidosas resultou em outro ótimo livro. A Colônia Perdida mostra o amadurecimento de Artemis e como, em certos aspectos ele continua um garoto normal.

Além de lidar com a nova ameaça, nosso gênio precisa se acostumar com a puberdade. Pois é! Ele agora está atento as garotas, mas não é qualquer uma! Apesar de todos os seus dons, ser sociável definitivamente não é com ele. Preciso mesmo dizer o quanto dei risada? Não, né? Sem falar que o Butler não ajuda nadinha com seus comentários sarcásticos!

Mas não pensem que o recém descoberto interesse de Artemis por garotas vai ser o foco do livro, porque realmente não é! Isso é bem leve e é mais engraçado do que romântico.

Como sempre, Eoin Colfer recorre à inserção de novos personagens que se integram perfeitamente ao enredo e só melhoram o ritmo do livro. O N° 1 é engraçadíssimo e lógico que não darei detalhes sobre ele! Só afirmo que vocês possivelmente vão gostar dele tanto quanto eu. Os vilões também são super carismáticos e responsáveis pela maioria das cenas que gostei.

Uma seqüência de acontecimentos envolvendo Holly e Artemis resulta no desfecho inesperado e bem articulado do livro. Não vou falar muita coisa para não estragar a surpresa. Só posso adiantar que o autor tem o dom para finais totalmente condizentes com o enredo, mas que nos deixam com gostinho de “quero mais”. Portanto, aguardem a próxima resenha: O Paradoxo do Tempo.


Sobre o livro:
Artemis Fowl – A Colônia Perdida
Série: Artemis Fowl
Volume: 05
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2007
Editora: Galera Record
Páginas: 400

Capas

Capa EUA

Capa Irlanda 1ª versão

Capa Irlanda 2ª versão
Capa especial 10 anos

PROMOÇÃO
Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Voc~e pode comentar diariamente ou comentar em todas no ultimo dia, não tem problema.

* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.

* Poste nos eu tuiter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.

Coloque junto com seu comentário:  seu nome, e-mail, nome de segidor do blog e o link de divulgação no twitter.

No final da semana artemis fowl vamos sortar o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!

Boa Sorte!!!