domingo, 24 de julho de 2011

RESENHA: Arquivo Artemis Fowl


Monique Melo

Os arquivos confidenciais de Artemis Fowl foram descobertos em seu cofre na Mansão Fowl. Desde o primeiro contato com o Povo das Fadas, ele manteve este dossiê trancado. Agora você também poderá dividir seus segredos...

Composto por duas histórias ligadas ao universo Artemis Fowl, o Arquivo traz curiosidades e entrevistas com os personagens principais.

A primeira história chama-se LEPrecon e é sobre o teste de Holly Short para se tornar capitã. O responsável por sua avaliação é o comandante Julius Raiz e ele está decidido a fazer de tudo para que Holly, assim como todas as fêmeas que realizaram essa prova, não passe. Tudo começa a mudar quando o irmão de Julius traça um plano cruel para vingar-se dele.

Artemis não participa dessa aventura, já que se passa antes de Holly conhecê-lo, mas isso não afeta em nada a qualidade. O legal é poder entender como a capitã Short conseguiu o respeito de Raiz e perceber como os dois formam uma boa dupla de ação.

Na segunda história, O Sétimo Anão, presenciamos o primeiro trabalho sujo da parceria Artemis e Palha. O jovem Fowl traça mais um de seus planos brilhantes para realizar mais um crime e seu ajudante com todos os seus “dons” vai executá-lo. O que os dois não esperavam é que Holly Short estava sempre de olho em Artemis, esperando seu próximo passo e determinada a frustrar suas ações.

Eu achei bem engraçado como se desenvolve essa história. Palha sempre rende momentos hilários e dessa vez não foi diferente. Holly ainda estava na fase de paranóia: tudo que Artemis fazia era para o mal e com o objetivo de ganhar dinheiro. Bem, ela até o momento estava bem certa!

As entrevistas são ótimas e mostram um pouco da intimidade dos personagens. Adorei a entrevista do Butler (um dos meus personagens favoritos) e achei o máximo quando ele afirmou que sua banda favorita é o U2! O Eoin Colfer, autor da série também é entrevistado!

Entre as curiosidades, adorei os esquemas do casulo de titânio, o transporte das fadas do subterrâneo para a superfície, e sua forma de funcionamento. As observações no relatório escolar do Artemis são bem engraçadas e eu fiquei com pena dos professores! Deve ser difícil ensinar a um gênio!

No Arquivo também vem o alfabeto gnomês para quem quiser escrever seus segredos e impossibilitar outra pessoa de lê-lo, um guia para identificar as criaturas das fadas e diversos jogos sobre o universo Artemis Fowl.

Apesar de não pertencer diretamente à cronologia da série, é interessante que o Arquivo seja lido após a leitura dos três primeiros livros (O Menino Prodígio do Crime, Uma Aventura no Ártico e O Código Eterno) para evitar spoilers. É um ótimo passatempo e para quem adora Artemis Fowl (tipo eu!) é uma fonte de informações perfeita.

Sobre o livro:
O Arquivo Artemis Fowl
Série: Artemis Fowl
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2005
Editora: Galera Record
Páginas: 224

PROMOÇÃO

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Você pode comentar diariamente ou comentar em todas no último dia, não tem problema.
* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.
* Poste no seu twitter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.
Coloque junto com seu comentário: seu nome, e-mail, nome de seguidor do blog e o link de divulgação no twitter.
No final da semana Artemis Fowl vamos sortear o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!
Boa Sorte!!!