domingo, 24 de julho de 2011

RESENHA: Arquivo Artemis Fowl


Monique Melo

Os arquivos confidenciais de Artemis Fowl foram descobertos em seu cofre na Mansão Fowl. Desde o primeiro contato com o Povo das Fadas, ele manteve este dossiê trancado. Agora você também poderá dividir seus segredos...

Composto por duas histórias ligadas ao universo Artemis Fowl, o Arquivo traz curiosidades e entrevistas com os personagens principais.

A primeira história chama-se LEPrecon e é sobre o teste de Holly Short para se tornar capitã. O responsável por sua avaliação é o comandante Julius Raiz e ele está decidido a fazer de tudo para que Holly, assim como todas as fêmeas que realizaram essa prova, não passe. Tudo começa a mudar quando o irmão de Julius traça um plano cruel para vingar-se dele.

Artemis não participa dessa aventura, já que se passa antes de Holly conhecê-lo, mas isso não afeta em nada a qualidade. O legal é poder entender como a capitã Short conseguiu o respeito de Raiz e perceber como os dois formam uma boa dupla de ação.

Na segunda história, O Sétimo Anão, presenciamos o primeiro trabalho sujo da parceria Artemis e Palha. O jovem Fowl traça mais um de seus planos brilhantes para realizar mais um crime e seu ajudante com todos os seus “dons” vai executá-lo. O que os dois não esperavam é que Holly Short estava sempre de olho em Artemis, esperando seu próximo passo e determinada a frustrar suas ações.

Eu achei bem engraçado como se desenvolve essa história. Palha sempre rende momentos hilários e dessa vez não foi diferente. Holly ainda estava na fase de paranóia: tudo que Artemis fazia era para o mal e com o objetivo de ganhar dinheiro. Bem, ela até o momento estava bem certa!

As entrevistas são ótimas e mostram um pouco da intimidade dos personagens. Adorei a entrevista do Butler (um dos meus personagens favoritos) e achei o máximo quando ele afirmou que sua banda favorita é o U2! O Eoin Colfer, autor da série também é entrevistado!

Entre as curiosidades, adorei os esquemas do casulo de titânio, o transporte das fadas do subterrâneo para a superfície, e sua forma de funcionamento. As observações no relatório escolar do Artemis são bem engraçadas e eu fiquei com pena dos professores! Deve ser difícil ensinar a um gênio!

No Arquivo também vem o alfabeto gnomês para quem quiser escrever seus segredos e impossibilitar outra pessoa de lê-lo, um guia para identificar as criaturas das fadas e diversos jogos sobre o universo Artemis Fowl.

Apesar de não pertencer diretamente à cronologia da série, é interessante que o Arquivo seja lido após a leitura dos três primeiros livros (O Menino Prodígio do Crime, Uma Aventura no Ártico e O Código Eterno) para evitar spoilers. É um ótimo passatempo e para quem adora Artemis Fowl (tipo eu!) é uma fonte de informações perfeita.

Sobre o livro:
O Arquivo Artemis Fowl
Série: Artemis Fowl
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2005
Editora: Galera Record
Páginas: 224

PROMOÇÃO

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Você pode comentar diariamente ou comentar em todas no último dia, não tem problema.
* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.
* Poste no seu twitter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.
Coloque junto com seu comentário: seu nome, e-mail, nome de seguidor do blog e o link de divulgação no twitter.
No final da semana Artemis Fowl vamos sortear o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!
Boa Sorte!!!

5 comentários:

  1. Eu gosto de contos assim, que são mais como um bônus pros fãs, mas confesso que tenho um pouco de preguiça deles. ahahahha É uma luta até eu de fato lê-los.

    Mas eu aaaaaamo curiosidades e entrevistas. E esse Arquivo tem os dois. \o/

    Seguidora: Amanda Almeida
    amanda3bh@yahoo.com.br
    @mandyalmeida
    http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648

    ResponderExcluir
  2. Tô amando as resenhas e mais e mais tenho vontade de ler essa série!!! E agora Os arquivos confidenciais de Artemis Fowl, me fez muito mais querer ler, isso foi uma boa jogada do autor. Quero muito ler esse livro e os demais tb!!

    Seguidora: Raquel Carvalho
    cerqueiraraquel@gmail.com
    @RaquelCarvalho
    http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/95251136147230720

    ResponderExcluir
  3. Ai que bacana essas estorias extras! Adoro qdo os autores se propoe a fazer esse tipo de coisa \o/
    É um veiculo a mais pros leitores conhecerem o universo dos personagens e da serie né? Adorei.

    Obrigada por avisar que depois do livro 3 já podemos nos aventurar a ler esse 'extra' \o/

    Parabéns pelas resenhas, vc sabe mesmo como 'pescar' futuros leitores

    Beijos

    Fabiana Araujo Silva
    Fabiana Araujo
    @fabinaa
    fabianaa.araujo@ig.com.br

    http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/95255336818188288

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Amei esta resenha dete livro, é verdadeiramnete um arquivo confidencial ver a intimidade dos personagens que foram acompanhado ao longo da série. E o fato de conhecer a Holly antes do Artemis deve ser muito legal, antes da paranóia dela com Artemis, que como vc disse não é só uma simples "paranóia"!!!Adprei este alfabeto gnomês, eu sempre tentei esconder meus diários de minha irmã mas ela sempre achava um jeito de encontrar e ler, se tivesso conhecido este alfabeto antes teria evitado tantas brigas e revelações secretas até então,!!rsrsrssrsrsr

    Danielly Wanessa
    Nome de seguidora: Dany Palavras
    daniellyws@yahoo.com.br
    @danywsbela
    http://twitter.com/#!/danywsbela/status/95318115184951296

    ResponderExcluir
  5. Esse parece que é o melhor de todos HAHAHA adorei essa série de livros.

    Letícia do Carmo
    Seguidora: Letícia Devonne
    leticiacfs94@hotmail.com
    @itsmeittaa
    http://twitter.com/#!/itsmetitaa/status/95908036824154112

    ResponderExcluir