sexta-feira, 2 de junho de 2017

MANGÁ - Primeiro volume: Your Lie in April


Sinopse oficial: “ Kousei Arima é um pianista prodígio que, devido aos duros treinos impostos por sua mãe e instrutora, fica traumatizado e se torna incapaz de tocar piano após o falecimento dela. Amargurado, o garoto mantém distância da música mesmo depois de anos, ignorando até mesmo o incentivo de seus amigos. Até que um dia ele conhece Kaori, uma violinista animada e cheia de personalidade, em um encontro que mudará sua vida. 

Vencedor do prêmio ""Kodansha Manga Awards"" em 2013, foi serializado na revista Shonen Mangazine e adaptado para anime, filme e musical no Japão, sendo também um grande best-seller. 
O autor de One Piece, Eiichiro Oda, chegou a dizer que sente inveja do autor Naoshi Arakawa, por ele conseguir fazer com que o leitor ""sinta"" a música lendo quadrinhos. "Você consegue ouvir a música, o que é o mais difícil de se retratar em quadrinhos. O jeito como a música é abordada nesse mangá é incrível. Alguns artistas japoneses conseguem transmitir uma sensação única e indescritível em seus filmes, ilustrações e obras, e este autor é um deles." - Eiichiro Oda (trecho com tradução livre da entrevista concedida ao canal Fuji TV em 28 de dezembro de 2015). Panini

O mangaká: Naoshi Arakawa 

Demografia: Shonen (quase não acredito quando vi a demografia, porque jurava que ele era um shoujo!)

Kousei e Kaori

Comentários: Estava de olho em "Your lie in April" tem um bom tempo, até comecei assistir o live action baseado no mangá, mas pausei e achei melhor ver a primeira edição antes de retornar. A história vai ter sua cota de sofrimento, o protagonista Kousei é um garoto com traumas e a Kaori parece tão animada, mas tem algo a esconder. Adoro dramas, então já fiquei bem empolgada principalmente porque o autor consegue inserir momentos engraçados, românticos e pensativos com muita naturalidade. E, gente, como não amar uma história onde a música tem tanta importância? 

Tsubaki, Watari, Kaori e Kousei.

Personagem que mais gostei: Eu gostei tanto de Kousei, Kaori, Watari e Tsubaki. Acho que eles se completam no sentido que cada um tem qualidades que acabam ajudando a fortalecer os laços entre eles.

Personagem que menos gostei: Já tenho ódio da mãe do Kousei. Aposto que depois vou perdoar e tudo mais, porém, no momento, eu só consigo ter raiva dela. E, não, não vou contar o porquê. 

Watari

Personagem que provavelmente vai surpreender: Eu acho que o Watari tem muito mais a oferecer do que essa imagem de esportista namorador. Nesse primeiro volume, ele já demonstrou um pouco isso e creio que muito mais ainda estar por vir.

Tsubaki, Kousei, Watari e Kaori

Arte: As ilustrações não são muito elaboradas, o traço é um tanto irregular, e esse aspecto da arte do mangaká parece enriquecer a história no lugar de ser uma desvantagem. Não sei bem como explicar, mas o fato de não ser tão perfeitinho ou detalhado em excesso dá uma aspecto de leveza que nem sempre está no enredo. A edição da Panini não tem nenhuma grande novidade: contra capa colorida, folhas em papel jornal, a edição de sempre.

Tsubaki e Kousei

Expectativa: Animada é pouco para expressar o quanto espero a evolução dos personagens e a maneira que eles vão lidar com seus traumas e problemas. Também mal posso esperar para ver como será a dinâmica entre os quatro amigos, afinal já temos alguns interesses amorosos aparecendo.

Curiosidade: A série tem versão animada e um live action protagonizado pelo Kento Yamazaki (falei em "One week friends" que ele é o rei das adaptações!) e Hirose Suzu (que fez Chihayafuru, um dos mangás que mais curto e que nunca verei em terras brasileiras).




Informações sobre o mangá:
Mangá: Your lie in April ( Shigatsu Wa Kimi no Uso)
Mangaká: Naoshi Arakawa
Editora: Panini
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Volumes: 11 - Concluído no Japão
Valor: R$ 13,90
Formato: 13,70x20,00 cm
Páginas: cerca de 224
Periodicidade: Bimestral
Classificação etária: 12 anos

Nenhum comentário: