terça-feira, 13 de junho de 2017

RESENHA: Agora e para sempre, Lara Jean (Para Todos os Garotos Que Já Amei #3)

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. 
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. 
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Se tem uma aspecto da escrita da Jenny Han que tenho certeza que vou encontrar em todo livro dela é o fato de tratar as decisões que tomamos em determinados momentos da nossa vida como o ato de maior coragem que poderíamos ter. Não é preciso estar inserido numa aventura cheia de perigos para nossa vida ser emocionante, não é?

Lara Jean está numa fase importante e a autora mostra isso das mais diversas formas. A garota já tem um ar saudosista em relação a escola, preocupa-se se seus objetivos em relação a faculdade e acompanhamos também sua ansiedade que toma forma através da busca do cookie perfeito. Ela é uma garota comum, com dúvidas e anseios comuns e isso é o que conquista o leitor.

A interação familiar sempre vai ser uma característica da trilogia que me faz bem. As três irmãs são diferentes entre si, mas se completam. O pai delas é maravilhoso e, embora tenha suas próprias limitações, tenta ao máximo ser justo e acompanhar o crescimento pessoal das filhas. Foi bom ver que ele conseguiu ser um pouco mais o centro das atenções da família nesse volume e como suas decisões foram encaradas de formas diferentes por Kitty, Lara Jean e Margot. 

Além de tratar de transformações, o livro também levanta questionamentos sobre perda, responsabilidade, problemas familiares e de relacionamentos amorosos, claro. Peter e Lara Jean penam muito para tentar se entender, sofrendo para expor suas dúvidas e medos, e as coisas não saem bem do jeito que os dois gostariam várias vezes. Mais verosímil impossível.

Não tenho pontos negativos em relação a este último livro. Na verdade, só gostaria que alguns acontecimentos do final ocorressem um pouco antes e desse espaço para uma conversa mais completa e sincera com todos os participantes.

É com uma mistura de felicidade e tristeza que me despeço dessa trilogia. Fiquei feliz com o rumo dado a história, com o desenvolvimento dos personagens, com a fluidez e sensibilidade sempre tão característica nas obras da Jenny Han. Minha tristeza é pela saudade que sentirei da Lara Jean, da sua família, do Peter e de como a dinâmica entre eles era boa. Espero ver mais livros da autora em breve.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551001981
Série: Para todos os garotos que já amei
Volume: 03
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 304

A Trilogia:
Agora e para sempre, Lara Jean


Nenhum comentário: