sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

GRAPHIC NOVEL: Black Hammer - Origens secretas (Volume 1)

No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório. Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal. Este primeiro volume, Black Hammer: Origens secretas, reúne os primeiros seis fascículos originais e conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais. 

Começar uma graphic novel sem saber muita coisa sobre ela pode ser perigoso, mas também pode reversar boas surpresas principalmente quando os autores apresentam sua ideia de uma maneira diferente. 

Gosto bastante da escolha em focar mais nos personagens como estão hoje do que em exatamente quais são seus poderes e as coisas incríveis dos quais eles são/ foram capazes. Claro que temos sim o surgimento deles, um pouco de suas histórias e como foram parar na situação atual, mas aqui estamos falando de heróis que precisam viver de uma maneira bem diferente do seu passado.

Nesse sentido acompanhar a Gail foi o que mais me doeu porque, de todos, creio ser a mais afetada pela sua atual condição. Ter a mente de uma mulher de 55 anos enquanto o corpo é de uma menina de 9 não deve ser nada fácil e ela está, o tempo todo, precisando fingir ser alguém que não é, lidar com pessoas de uma idade próxima a sua, mas ter que fingir ser bem mais nova. Isso afeta não somente sua relação com as pessoas da cidade, mas também com seus companheiros.

Óbvio que cada um tem sua própria guerra para combater: Barbalien com sua origem diferente, e com seus sentimentos não aceitos; coronel Weird com sua confusão, Abraham e suas tentativas de seguir com uma vida comum... Todos sem suas dores para suportar.

É bem legal ter nesta edição comentários do Jeff Lemire sobre a concepção da história e sua decisão de chamar outras pessoas para desenhá-la. Conta também com alguns esboços iniciais que foram base para a versão final.

A arte é muito boa e achei fantástico como certos detalhes foram pensados. Em muitos quadros conseguimos entender o quanto Gail é mais velha somente pela maneira pelos quais seus olhos são desenhados. Temos o rosto de criança, mas olhos que demonstram os longos anos de luta e reclusão. Também são os olhos do coronel Weird que demonstram sua falta de foco na realidade. 

Também adorei ver as referências aos heróis que costumamos acompanhar como Shazam, por exemplo, além de alguns outros como Capitão América e John Jones. Quero muito saber quais outros posso identificar conforme o enredo vai evoluindo, então logo lerei o segundo volume.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9788551003374 
Volume: 01 
Autores: Jeff Lemire, Dean Ormston e Dave Stewart
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 184


Nenhum comentário: