segunda-feira, 3 de junho de 2019

GRAPHIC NOVEL: Black Hammer - Era da Destruição - Parte 01 (Volume 03)

Ao unir elementos de grandes clássicos dos quadrinhos, tramas únicas e personagens complexos, Black Hammer se tornou uma das HQs mais bem-sucedidas dos últimos tempos. Vencedora do prestigiado Eisner Awards, a história dos cinco heróis decadentes que se veem presos em uma cidade fora dos limites do tempo — e de suas tentativas de escapar desse purgatório — conquistou muitos fãs no Brasil e no mundo.
Ao vencerem o poderoso e maligno Antideus, os maiores heróis de Spiral City desapareceram sem deixar vestígios. Todos acreditam que eles estão mortos, mas há dez anos vivem isolados em uma pacata fazenda, relegados ao esquecimento e à melancolia de dias sem glória. Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida comum, mas que ainda é atormentada pelos mistérios que envolvem sua chegada e sua permanência na cidade.
O terceiro volume reúne os cinco primeiros fascículos de Era da destruição. Nesta primeira parte, grandes segredos começam a ser revelados quando os ex-heróis recebem uma visita inesperada que tanto pode lhes mostrar o caminho para casa, como ser um prenúncio do caos e da destruição que estão por vir. Criada por Jeff Lemire e Dean Ormston, a série Black Hammer é uma história arrebatadora sobre memória, família, o peso do passado e o medo do futuro. 

O segundo volume terminou num ponto muito importante da história e, quando achávamos que tudo começaria a ser esclarecido, outro fato impressionante vem tornar o caminho da verdade bem difícil. Mas o que eu estava esperando? Com Black Hammer a única certeza é que vamos nos surpreender.

A chegada de Lucy certamente deu o gás necessário ao enredo e claro, aos nosso heróis. Depois de um acontecimento intrigante, eles finalmente tomam a decisão de investigar mais um pouco sobre a cidade e, consequentemente, a vida deles após a batalha final. Interessante que essa decisão é tomada justamente quando as coisas estavam bem ruins para Abe e os outros, então tudo muda de uma maneira bem suspeita.

Além das surpresas que as buscas reservam, ainda temos mais sobre o passado dos personagens, e agora com foco mais nos que, até então, tinham sido deixados de lado. É um lado da graphic novel que me agrada demais, pois os super poderes não são o que define cada um deles, e sim suas histórias e experiências. Fico feliz por esse aspecto nunca ser esquecido.

A arte continua maravilhosa e eu adorei o visual da Black Hammer, fico belíssima. Também me conquista o jogo de cores utilizado em momentos chaves e como o foco nos olhos sempre chama atenção. As referências são sempre bem vindas, sejam as mais discretas ou aquelas que saltam aos olhos, como "Sherlock Frankstein".

Quando terminei "A Era da Destruição - Parte 1", entendi que o questionamento mais profundo é se é válido, e ético, sacrificar o próprio futuro para um bem maior. Será que certas coisas são destinadas a acontecer seja lá quais decisões são tomadas? Gail, Barbie, Libélula, Weird... Como eles se comportariam se tivessem outras escolhas? Vemos um pouco dessa reflexão, porém imagino que o próximo volume vá tratar com maior aprofundamento. Mal posso esperar para ler.

Sobre a graphic novel:
Black Hammer - A Era da Destruição - Parte 01
ISBN: 9788551004579
Volume: 03
Autores: Jeff Lemire, Dean Ormston, David Rubín e Dave Stewart
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 136

Nenhum comentário: