sábado, 19 de setembro de 2020

RESENHA: Árvore dos desejos

Reé um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.
Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos Desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.

Contos de fadas estão aí para nos dizer muito mais do que aparentam e não é diferente com Árvore dos desejos. Nossa querida Red nos brinda com uma visão sábia dos seus longos anos como carvalho centenário ainda que entenda estar sempre no processo de aprendizagem. 

Tem tantas questões no livro. Certamente me impactou mais as demonstrações de intolerância, visto que nos EUA um dos preconceitos mais profundos são contra muçulmanos, especialmente após o 11 de setembro. E é sem dar nomes a esse tipo de pensamento preconceituoso que a autora fala através de Red sobre a injustiça, assim como fala sobre solidão, história, família e amizade.

A graça do livro não fica somente na narração de Red, mas também nos habitantes do carvalho e das casas próximas. Me divertir bastante com Bongô (me identifiquei demais com algumas falas dela) e suas conversas com Red, com a família de gambás, guaxinins, cangambás e corujas e toda a confusão entre eles. A representação do nosso dia a dia por meio deles foi certeira. 

O livro é curtinho, mas cheio de significado. E fica ainda mais especial com as ilustrações delicadas do Charles Santoso, fiquei apaixonada por suas ilustrações dos guaxinins e da Red. O trabalho gráfico foi perfeito, desde a capa dura às folhas com imagens para imitar a textura do casco do carvalho, assim como a cor do papel escolhido. O livro foi inspirador e divertido. Vou ler futuramente com meu sobrinho, certeza.

*Este livro veio como brinde na caixa do Intrínsecos 024 em comemoração aos dois anos do Intrínsecos.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555600483
Autora: Katherine Applegate
Ilustrações: Charles Santoso
Tradução: Thaís Paiva
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 224



Nenhum comentário: