sábado, 12 de setembro de 2020

RESENHA: Um lugar só nosso

Lucky é uma jovem estrela do K-pop. Talentosa e cheia de determinação, tem como próximo objetivo expandir sua carreira para o ocidente, e um passo importante para isso está prestes a acontecer: ela vai participar do programa norte americano Later Tonight Show, alguns dias depois do último show de sua turnê, em Hong Kong. O problema é que, por mais que tenha o mundo ao seus pés, Lucky ainda tem dúvidas de que essa é a vida que realmente deseja.Jack está em seu ano sabático, entre o fim do colégio e o início da faculdade - ou, pelo menos, é o que ele diz para a família. Apaixonado por fotografia, tudo o que deseja é entrar em um curso de artes, mas não sabe como contar isso aos seus pais. Para conseguir se sustentar, faz bicos como paparazzo para um tabloide sensacionalista, e quando conhece Lucky tem o maior furo que poderia desejar bem à sua frente.
Durante um fim de semana em que fingem ser outras pessoas, Lucky e Jack vão descobrir mais sobre si mesmos do que imaginavam -e viver um romance digno de uma canção de sucesso.

Como fã de K-pop sera um tanto impossível não me interessar por esse enredo, principalmente por tentar passar um pouco a vivência de cantores que tentam se tornar idols. Então fui bem animada ler "Um lugar só nosso". Minhas expectativas não foram supridas 100%, mas ainda sim foi uma leitura muito boa!

A autora nos mostra Lucky com várias características de muitos idols: mudou para outro país, treina desde muito nova, tem uma dieta rígida e seu dia a dia intenso e cheio de cobranças a deixam com problemas para dormir. Gostei dela desde o começo, sua compreensão dos próprios sentimentos, habilidades e responsabilidades, suas dúvidas sobre o caminho escolhido. Ele é muito nova e a autora fez questão de mostrar isso, mesmo ela tendo certa vivência.

Já o Jack demorou para me conquistar porque suas escolhas realmente me deixavam incomodada. Ele foi, inicialmente, a típica pessoa que não liga se um famoso quer um pouco de privacidade ou se vai ser prejudicado por determinadas notícias. E me vi muito chateada com todo seu plano sobre a Lucky e torcia muito para ele ser desmascarado rápido. Ter sonhos não aceitos pelos pais não dá carta branca para destruir o dos outros. Mas como a própria sinopse diz, ele vai aprendendo sobre si mesmo e toma decisões importantes.

O contraste entre ambos fica claro: a Lucky está realizando seu sonho, mas não é livre suficiente para vivê-lo, já o Jack tem toda a liberdade, mas precisa ainda conquistar os meios de seguir seus próprios planos. E foi ai que o livro me conquistou: os dois são espertos e tem boa percepção das pessoas e se descobrem parecidos em muitas coisas, desde o nascimento nos EUA e a família coreana, como o amor pela arte, mesmo que em ramificações diferentes. 

O encontro dos dois rende cenas e diálogos lindos, muitas referências literárias e a cultura pop. Aprendi bastante sobre alguns ícones da cultura chinesa, como o fotógrafo Fan Ho e o cineasta Wong Kar-Wai, e muitos lugares interessantes em Hong Kong. 

O ponto negativo se deve mais ao pouco que sei da indústria coreana de música, e como eu gostaria de ter visto mais sobre isso no livro. Como falei no começo, a Lucky tem sim pontos onde podemos reconhecer a cultura de idols, porém ainda foi um tanto amenizado, em especial no final do livro, onde certas consequências deveriam ser mais intensas ao meu ver. É um aspecto bem pontual e imagino não ter sido trabalhado por conta dos objetivos da autora e ao público alvo.

Nada que atrapalhe a experiência, afinal a narrativa da Maurene Goo é gostosa, rápida e os personagens são cativantes. Percebe-se o cuidado ao pesquisar sobre Hong Kong e sobre os aspectos musicais coreanos. Tenho que dizer: amei a capa! Ficou delicada e ainda remeteu as características dos personagens. Eu olho e lembro-me sempre do Suho do EXO e da cantora IU. E espero poder conferir outros livros da Maurene. 

Sobre o livro:
Um lugar só nosso
ISBN: 9788555340956
Autora: Maurene Goo
Tradução: Lígia Azevedo
Editora: Seguinte
Ano: 2020
Páginas: 336

Nenhum comentário: