terça-feira, 1 de setembro de 2020

RESENHA: Com amor, Creekwood


Os protagonistas do best-seller Com amor, Simon estão de volta em uma sequência divertida com momentos inesquecíveis!
Becky Albertalli estreou na literatura jovem com um livro sensível e apaixonante, que narra com naturalidade e bom humor os dilemas e as paixões de um adolescente gay. Com amor, Simon foi destaque nas principais listas de mais vendidos e deu origem a sequências igualmente bem-recebidas, além de um filme de muito sucesso e uma série inspirada na história.
Foi na Creekwood High School que Simon e Blue se conheceram e se apaixonaram, e também onde Leah e Abby descobriram que o que sentiam uma pela outra era mais do que amizade. Ao que tudo indicava, a jornada de Simon e seus amigos tinha chegado ao fim, mas, para a surpresa e alegria dos fãs, o grupo está de volta em uma novela inédita.
Em Com amor, Creekwood, vamos descobrir o que aconteceu depois da formatura da escola e como todos estão lidando com a vida na universidade. Simon e Blue continuam apaixonados, só que a 189,1 quilômetros um do outro, e às vezes a saudade é quase insuportável. Já Leah e Abby dividem o dormitório e não se desgrudam, vivendo um romance adorável e chegando cada vez mais perto daquela palavrinha de quatro letras que começa com “a”.
Por meio de e-mails apaixonantes e divertidos, mas também profundos e sensíveis, acompanhamos os passos de Simon Spier e seus amigos rumo à vida adulta, uma jornada nem sempre fácil, mas cheia de descobertas e momentos inesquecíveis.

Animação me define ao iniciar esse livro. Tenho muitas saudades do Simon, da Leah, da Abby, então achei uma ideia maravilhosa reencontrá-los. Se tem um tipo de narrativa que me conquista é a epistolar. Gosto da dinâmica, das possibilidades, do fundo deixado para nossa imaginação. E não seria diferente com os emails trocados pela turma de Creekwood. 

Dei muita risada com o Simon e seus emails frenéticos. Foi bem divertido ver novamente sua ironia e sua doçura, mas quem me fez gargalhar foi a Leah. Nossa, tem umas atitudes dela tão iguais as minhas e eu ficava rindo da semelhança. Em determinado momento ela tem que fazer uma coisa tão anti ela, e que eu dificilmente faria, e precisei me juntar ao Simon e ao Blue na incredulidade, porém foi muito engraçado!

Foi muito gostoso ver todos tentando não perder a comunicação, se preocupando e dando conselhos mesmo com a distância e a vida tão ocupada de universitários. Cito novamente a Leah porque um email dela para o Simon se tornou um dos meus preferidos, pois uniu preocupação e sinceridade entre amigos e mostrou como ela o conhece bem.

O livro não se aprofunda em grandes questões, embora levante alguns temas pertinentes para a vida na faculdade. O relacionamento a distância entre Simon e Blue rende boas reflexões sobre como administrar as saudades, a insegurança e a nova vida de cada um. Alguns comentários sobre política e alunos "reaças" me agradaram bastante, e a segurança de encontrar pessoas que te aceitem e apoiem sem reservas em um lugar diferente.

Ler os emails trocados pela turma deu aquele quentinho no coração de reencontrar pessoas que gostamos e foi bom ter um pouco mais de personagens tão amados. Mas isso é maneira de se acabar um livro, dona Becky? Espero ser um indício de novo livro. Aguardemos. 

Sobre o livro: 
ISBN: 9786555600278
Autora: Becky Albertalli
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Inrínseca
Ano: 2020
Páginas: 144



Nenhum comentário: