quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Lemos na Fábrica: Setembro 2020

Olá! Estou ficando cada vez mais ocupada e minhas leituras andam diminuindo por conta disso. Porém li ótimos livros. Vamos conferir? 


"A troca", Beth O'Leary: O divertido e delicado A troca me conquistou com protagonistas em idades e momentos diferentes, mas passando por situações parecidas. Eileen é a simpatia e força em pessoa! Me apaixonei por seu amor a vida e por sua ânsia de ser feliz. Leena foi mais difícil de gostar, mas igualmente dedicada e corajosa. A Beth O'Leary segue acertando nos seus enredos e a curadoria do Intrínsecos acertou muito na escolha para a caixa que comemora os dois anos do projeto. Resenha aqui.

"Caminho no sol", Samira Zorkot: Adorei ver a Samira se arriscar na poesia. Contar sobre um relacionamento amoroso na forma de várias poesias funcionou bastante e deu para entender as fases pelas quais o casal passou. estou devendo a leitura dos dois livros de ficção dela, espero pode ler logo, pois conheço sua escrita e sei que vou me divertir.


"A casa holandesa", Ann Patchett: Livros com família como tema me despertam curiosidade sempre, e não é diferente em A casa holandesa. Narrado por Danny, embarcamos na vida dos dois irmãos, e eu me identifiquei bastante com Maeve. Um dos aspectos que mais gostei foi como a casa é praticamente uma personagem e como ela é razão para basicamente tudo acontecer. Resenha aqui.


"Alto da compadecida", Ariano Suassuna: Fiz leitura conjunta de " Auto da Compadecida" com meu amigos e me diverti muito! Os diálogos são muito inteligentes assim como o João Grilo. Gosto demais da crítica social embutida e as diferenças entre a peça e o filme não me incomodaram. Ariano Suassuna sempre atual.


"Grama", Keum Suk Gendry-Kim: Grama é uma leitura que te faz revisitar as crueldades cometidas na Segunda Guerra Mundial através de Ok-sun, uma senhora que na infância foi vendida e obrigada a se tornar escrava sexual durante a invasão japonesa a Coreia do Sul. Tinha curiosidade pelo tema pois consumo algumas coisas da cultura coreana (música, novelas) e vez ou outra tem notícia sobre as "mulheres de conforto" e sua luta por justiça. Keum Suk Gendry-Kim conseguiu passar toda a tristeza, desespero e revolta em seu traço e me emocionei bastante, mesmo que ela o faça de uma forma leve. Resenha aqui.


"Pretty Guardian Sailor Moon #07", Naoko Takeuchi: Nem sei qual foi o ano que li o volume seis de Sailor Moon, apenas lembro que estava num ponto que achei meio chato, provavelmente porque estava num arco muito voltado a Chibiusa. Porém resolvi voltar a leitura e terminar a série, já que tem alguns pontos que curto bastante. Nesse volume temos mais das Sailors Neptune, Pluto e Uranus e as coisas ficam um pouco mais sombrias, com previsões bastante catastróficas. Gostei do tom adotado, da insistência da Usagi em ficar todas juntas. E algo que eu não lembrava: creio ser a primeira vez que vejo um personagem de gênero fluido (pela descrição foi o que pareceu) num mangá.

Quais foram as leituras de vocês?

Nenhum comentário: