Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam.
Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele.
Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar.
Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano. “Era tão próxima do meu pai que sabia sem querer saber, sem saber inteiramente o que sabia. Uma coisa dessas, temida durante tanto tempo, finalmente chega, e na avalanche de emoções vem também um alívio amargo e insuportável. Esse alívio se torna uma forma de agressão, e traz consigo pensamentos estranhamente insistentes. Inimigos, atenção: o pior aconteceu. Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”
A Chimamanda tem uma das minhas escritas preferidas. Ela sempre tem um livro, um texto, uma palestra com algum tema que vai te tocar e não é diferente com Notas sobre o luto.
As habilidades da autora em passar os sentimentos nunca falha e a dor que ela expressa dá para sentir, eu fiquei bastante tocada. A injustiça dos anos privados ao lado de quem amamos, as condolências que não fazem sentido, até a faceta mais leve do luto é colocada na frente do leitor, num relato que mistura cura e homenagem, mas também confusão diante de uma vida que sempre terá alguém faltando.
Chimamanda tem uma escrita maravilhosa e neste livro tão particular ela expõe suas dores de maneira única, ao mesmo tempo que reflete sentimentos comuns a quem sofreu uma perda. Em tempos de pandemia, creio que essa identificação, infelizmente, é imediata e acho difícil não sair abalada em algum nível após a leitura. Mas também saímos confortados porque sabemos que alguém entende o que sentimos e torna menos solitária a dor.
Notas sobre o luto é um livro que detém vários sentimentos, enfatiza o poder da memória e da família, reforça as ligações afetivas e é um bálsamo necessário em tempos difíceis. Não poderia ter escolhido livro melhor para a #LeituraPreta de maio.
Sobre o livro:
ISBN: 9786559210695
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2021
Páginas: 144
Nenhum comentário: