sábado, 5 de junho de 2021

RESENHA: Criança Zumbi (It’s Okay To Not Be Okay #2)

Com personagens cativantes e uma estética inovadora, o drama sul-coreano It’s Okay to Not Be Okay (Tudo bem não ser normal) conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e movimentou as redes sociais brasileiras a cada novo episódio lançado pela Netflix. Na produção, uma escritora de livros infantis bastante peculiar, um enfermeiro que trabalha em um hospital psiquiátrico e seu irmão mais velho, com transtorno do espectro autista, precisarão enfrentar seus traumas e medos para conseguir vivenciar o amor e criar laços.
Poéticas, impactantes e com belas ilustrações, as obras da personagem Ko Moon-young são os fios condutores da trama e encantaram os espectadores. Agora, esses contos de fadas modernos chegam às mãos do público brasileiro, em narrativas perturbadoras e comoventes que abordam com honestidade e crueza temas como solidão, liberdade, tristeza e afeto.
Em Criança zumbi, um menino de pele muito pálida e olhos bem grandes nasceu num pequeno vilarejo. Conforme crescia, sua mãe percebeu que ele não tinha sentimentos e que sentia uma fome insaciável. Todo dia, ela roubava animais das casas vizinhas para dar à criança. Quando uma pandemia espalha a morte pelo lugar, a mãe se vê obrigada a tomar medidas inimagináveis para salvar a vida do filho.

Seguindo os livros lançados baseados no drama It's okay to not be okay onde a escritora fictícia Ko Moon-young usa as histórias para expressar seus sentimentos, chegamos ao segundo da série, o qual é o mais sombrio dos três que li até o momento.

Além da arte mais rústica e que mostra de maneira bem gráfica as atitudes desesperadas da mãe, o ilustrador usa predominantemente preto, cinza e branco, sendo o vermelho usado para situações específicas, a criança também é retratada de forma mais assustadora. O traço, assim como as cores escolhidas, dão o tom certo ao enredo.

Este, por sinal, nos faz refletir sobre como interpretamos os sinais que as pessoas no mandam e que nem sempre o que achamos certo fazer corresponde a verdadeira necessidade. O paralelo entre a fome insaciável e o que realmente a criança precisava é uma forma muito direta de exemplificar esse ponto.

O livro consegue, assim como o anterior, passar sua mensagem em poucas páginas. A diagramação está linda, o formato combina com o primeiro livro, o autógrafo da autora na ficção também se repete e continuo achando uma ótima decisão da roteirista transformar as pequenas histórias contadas pela personagem em livros.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555601978
Série: It’s Okay To Not Be Okay
Volume: 02
Autora: Jo Yong
Ilustrador: Jam San
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 32

A série:
02. Criança Zumbi

Nenhum comentário: