sexta-feira, 18 de junho de 2021

RESENHA: O Cão Alegre (It’s Okay To Not Be Okay #3)

Com personagens cativantes e uma estética inovadora, o drama sul-coreano It’s Okay to Not Be Okay (Tudo bem não ser normal) conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e movimentou as redes sociais brasileiras a cada novo episódio lançado pela Netflix. Na produção, uma escritora de livros infantis bastante peculiar, um enfermeiro que trabalha em um hospital psiquiátrico e seu irmão mais velho, com transtorno do espectro autista, precisarão enfrentar seus traumas e medos para conseguir vivenciar o amor e criar laços.
Poéticas, impactantes e com belas ilustrações, as obras da personagem Ko Moon-young são os fios condutores da trama e encantaram os espectadores. Agora, esses contos de fadas modernos chegam às mãos do público brasileiro, em narrativas perturbadoras e comoventes que abordam com honestidade e crueza temas como solidão, liberdade, tristeza e afeto.
Em O cão alegre, conhecemos um cãozinho que vivia amarrado a uma árvore na entrada de um vilarejo. Ele sempre abanava o rabo e era muito brincalhão, mas, ao cair da noite, só fazia chorar, porque na verdade queria se livrar da coleira e correr pelo campo florido sem amarras. Num dia ensolarado, numa conversa com seu coração, o cão se dá conta de que a chave para sua liberdade pode estar mais perto do que ele imaginava.

Terceiro livro dos cinco da série It's okay to not be okay foi um respiro necessário após Criança Zumbi e reflete bem o que a personagem Ko Moon-young precisava fazer por si mesma no drama. Aliás, isso se aplicava ao trio protagonista, que incluía Gang Tae e o Sang Tae.

Um pouco mais leve em relação as duas histórias anteriores, O cão alegre fala especialmente sobre liberdade e como temos muitas vezes o poder de consegui-la nas nossas mãos, mas esquecemos o quão capacitados e fortes somos. Também nos mostra que as pessoas podem te ver, mas são poucas as que vão te enxergar e entender suas necessidades.

Acompanhando o tema mais leve, as ilustrações se tornam mais coloridas e o ilustrador investe em tons mais claros para o fundo das páginas, modificando somente para diferenciar dia e noite. Seu traço também se adapta e, mais uma vez, ele consegue casar bem com a trama.

A edição mantém a capa dura, mas seu formato difere de O menino que se alimentava de pesadelos e Criança Zumbi, sendo um pouco menor no comprimento e mantendo a mesma altura. Como característico da série, a lição é passada com maestria em poucas páginas e já quero ler o próximo.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555601992
Série: It’s Okay To Not Be Okay
Volume: 03
Autora: Jo Yong
Ilustrador: Jam San
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 24

A série:
02. Criança Zumbi
03. O cão alegre

Nenhum comentário: