segunda-feira, 12 de julho de 2021

HQ: Arlindo

Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender. Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo – o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

A força de Arlindo, para mim, está na identificação. Claro que alguém que seja da comunidade LGBTQIA+ terá muito mais pontos em comum, mas mesmo quem não é deve ter visto alguns elementos desse enredo acontecer com alguém próximo. Espero que tenha sido as partes boas, mesmo sabendo ser mais provável ter visto a face do preconceito e intolerância.

Arlindo passa por essa fase com toda a apreensão justificada, afinal o pai dele é preconceituoso e machista como a sociedade continua perpetuando, e o clima na sua casa não poderia ser pior. Ele encontra conforto nos amigos, mas no ambiente escolar também não é um lugar seguro para ele. Creio ser esse conjunto de situações o que mais me deixava triste, porque ele e suas amigas estavam sempre tentando viver a própria vida, mas cheios de questionamentos por conta das pessoas com quem conviviam

Se aceitar e entender que tem todo o direito de existir como é com certeza é uma das lições mais bonitas da HQ e eu fiquei tocada com a força que ela passa. Quando Arlindo encontra apoio de pessoas que ama eu fiquei tão feliz quanto ele: nada melhor do que se amar e ser amado por quem nos é importante.

As referências aos anos 2000 me deixaram com um sorriso nos rosto, pois passei pela fase lan house e vídeo locadora, ainda sou fã de Sandy e Junior e me diverti muito com os amigos imitando as danças. E, nossa, usei muito o MSN, mesmo que tenha começado a fazer isso no início da vida adulta. Saudades.

A IlustraLu consegue com seu traço divertido e roteiro sensível conquistar quem lê e tratar de temas recorrentes e ainda importantes de serem discutidos. Eu gostei demais de ler, de ter ver uma autora nordestina ser tão bem sucedida, de relembrar da luta de alguns amigos, de me sentir amiga do Arlindo.

Sobre a HQ:
ISBN: 9788555341427
Autora e ilustradora: IlustraLu
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 200





Nenhum comentário: