sábado, 3 de julho de 2021

RESENHA: A Mão e o Tamboril (It’s Okay To Not Be Okay #4)

Com personagens cativantes e uma estética inovadora, o drama sul-coreano It’s Okay to Not Be Okay (Tudo bem não ser normal) conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e movimentou as redes sociais brasileiras a cada novo episódio lançado pela Netflix. Na produção, uma escritora de livros infantis bastante peculiar, um enfermeiro que trabalha em um hospital psiquiátrico e seu irmão mais velho, com transtorno do espectro autista, precisarão enfrentar seus traumas e medos para conseguir vivenciar o amor e criar laços.Poéticas, impactantes e com belas ilustrações, as obras da personagem Ko Moon-young são os fios condutores da trama e encantaram os espectadores. Agora, a coleção está completa com a chegada dos dois últimos títulos. Contos de fadas modernos, essas narrativas cativantes, por vezes sombrias, abordam com honestidade temas como egoísmo, abandono, amor, empatia e felicidade.Era uma vez uma mãe que amava muito a filha e que jurou lhe dar tudo, até o Sol e a Lua. Ela a mimava de todas as formas, tornando-a completamente dependente e incapaz de agir por conta própria. Quando a mãe então implora pela ajuda da filha, a criança nada tem a oferecer, e as consequências dessa relação conflituosa são drásticas.

Esse foi, dos quatro livros lidos até agora da série, o que mais me chamou a atenção. Creio ser culpa da temática, da maneira escolhida pela autora para passar um ensinamento muito comum, mas não tão valorizado como deveria.

Quando a mãe, com todo seu amor, faz demais pela filha, ela também a impede de aprender, de entender e saber se virar. O adulto ocupa todos os espaços de aprendizado que deveriam ser da criança e a transforma em um ser que não pode se responsabilizar por si nem por ninguém. Quantas pessoas conhecemos que são assim ou que criam seus filhos dessa forma?

E, assim como no livro, vemos essa mãe (que podemos ler como qualquer pessoa, ou até mesmo nossa sociedade) ao precisar de apoio, descobrir não poder contar com ele e se revolta. Mas de quem será a culpa, quem poderia ter evitado ou minimizado esse problema? O amor só pode ser medido por o quanto fazemos pelos outros, ou deveria ser por o quanto o podemos ajudar a crescer de forma independente?

Os livros anteriores nos trazem muito ensinamentos, mas realmente me senti em maior concordância com esse, além da facilidade em visualizar a mensagem passada por A mão e o tamboril. Como sempre, a arte de Jam San dá o perfeito tom ao texto da Jo Yong, adorei que a cada página ele usa uma cor que se sobressai mais em relação às outras. Mais uma vez me senti atingida pelas palavras da autora e estou ansiosa pelo último da série.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555602081
Série: It’s Okay To Not Be Okay
Volume : 04
Autora: Jo Yong
Ilustrador: Jam San
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Intrínseca
Abo: 2021
Páginas: 28

A série:
01. O menino que se alimentava de pesadelos
02. Criança Zumbi
03. O cão alegre
04. A mão e o tamboril

Nenhum comentário: