terça-feira, 14 de setembro de 2021

Graphic novel: Biblioteca Gaiman - Volume 01

Sem medo de desbravar novos mundos e com um talento único para construir tramas e universos extraordinários, Neil Gaiman é um dos escritores mais aclamados da literatura. Com a publicação de Sandman, no final da década de 1980, o autor foi catapultado ao sucesso — a HQ revolucionou o gênero e conquistou milhares de leitores. Desde então, Gaiman navegou por inúmeros estilos e formatos, mas até hoje os quadrinhos ocupam posição de destaque em sua vasta e deslumbrante carreira. Para honrar o gênero que o consagrou, a Intrínseca dá início à publicação de um projeto inédito e exclusivo, uma coleção que reúne histórias do autor adaptadas para os quadrinhos por artistas renomados: a Biblioteca Gaiman.
Em edição de luxo com capa dura e fitilho, além de ilustração de capa assinada por Shiko, prefácio de Cris Peter e projeto gráfico de Antonio Rhoden, o primeiro volume da coleção traz cinco histórias que contêm a estranheza subversiva tão característica das obras de Gaiman, que ganham vida com as artes dos brilhantes Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton.
Na trama que abre a coletânea, As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, um escritor com bloqueio criativo muda os rumos de sua inspiração após uma visita inesperada e uma conversa sincera com um corvo. Em Criaturas da noite, Gaiman une o mundano ao sobrenatural, uma de suas marcas registradas, em uma história sobre gatos pretos misteriosos, corujas e demônios. Na obra seguinte, Mistérios divinos, um cigarro compartilhado entre dois homens dá início a uma trama sobre o primeiro assassinato do mundo, unindo céu e terra, amor e morte. Em A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, uma mulher que não se chama srta. Finch desaparece após participar da atração de um circo estranho, macabro e um tanto quanto feroz. Por fim, subvertendo a clássica história de amor do Arlequim e da Colombina, Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento pregado em sua porta, obra de um admirador invisível e imprevisível.
Para o autor de Deuses americanos, Coraline e tantos outros clássicos, escrever envolve quebrar regras, desafiar limites, se render ao inesperado e construir mundos em que o surreal e o cotidiano se unem em narrativas fantásticas, sombrias, poéticas — e assustadoramente reais. Prepare-se para conhecer uma edição especial e inesquecível e mergulhar em histórias que só Neil Gaiman poderia contar.

Quando falam do Neil Gaiman eu já fico atenta porque gosto demais do autor. Imagina unir seus textos a arte de vários artistas incríveis? Foi o que aconteceu em Biblioteca Gaiman. 

As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro (ufa!) foi um enredo bastante engraçado pela ironia da situação toda. Nosso protagonista é um autor que quer escrever "literatura de qualidade" e determina que isso somente é possível através da narração da vida real, porém a vida a que se refere não é tão real assim do ponto de vista do leitor. Gostei da troca de perspectiva sobre o que é fantasia e realidade, a crítica à definição do que é literatura (uma discussão recorrente no meio literário, infelizmente,) amei a referência ao conto O corvo de Edgar Allan Poe e as mudanças de traço e cores da realidade do autor para seus livros foi muito bem vinda. Shane Oakley e Nick Filardi conseguiram fazer a distinção muito bem.

Já Criaturas da noite teve um final impactante! Comecei pensando em um plot e o Gaiman me saiu com uma batalha muito inesperada! Eu curti muito como ele foi desenvolvendo e direcionando o pensamento do eleitor para uma coisa mais comum para depois surpreender. O traço do Michael Zulli me agradou muito e gostei dos detalhes.

A terceira trama é A filha das corujas e não me deixou muito empolgada por mais curiosa que estivesse, porém tem um final bem interessante. A arte do Zulli está ótima e gostei como as letras - responsabilidade original do Todd Klein - foram usadas para datar ainda mais a história.

O enredo mais sério foi Mistérios divinos, onde o autor se refere muito a criação e o destino usando elementos religiosos. Curiosamente não é esse tipo de desenvolvimento que esperei no começo do quadrinho, e foi uma surpresa muito boa porque faz refletir sobre certos acontecimentos. Outra vez a arte faz sua parte e o traçado do P. Craig Russell combina bem com o conto do Neil Gaiman.

A verdade sobre o desaparecimento da Srta. Finch teve seus momentos engraçados e até mesmo assustadores, mas não me ganhou. Quando eu fiquei mais curiosa sobre os acontecimentos, o quadrinho acaba. Ainda sim destaco, novamente, a arte do Zulli, sempre muito detalhada e real.

O último é Arlequim apaixonado. O destaque vai para os pensamentos e falas do Arlequim que foram todos em poesia e a arte do John Bolton que era tão bem feita que parecia feita de fotos, em especial os personagens. Me lembrou bastante fotonovelas e, como nos outros contos, teve um final surpreendente.

A edição de Biblioteca Gaiman é linda, o trabalho gráfico foi muito cuidadoso e delicado. A capa dura é linda, a guarda vem com imagens de corvos, e temos alguns textos de apoio no final, além de um pouco da história dos autores. O volume 01 da biblioteca foi bem diverso quanto as tramas e a arte apresentada, e já estou na espera pelo volume dois.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9786555602630
Volume: 01
Autor: Neil Gaiman
Arte: Shane Oakley, Nick Filard, P. Craig Russell, Michael Zulli, John Bolton
Tradução: Stephanie Fernandes
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 288


Nenhum comentário: