domingo, 19 de setembro de 2021

RESENHA: Blackout - O amor também brilha no escuro

Seis autoras extraordinárias. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre ― mas acaba sendo brilhante.
Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.
Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz.

Me interessei primeiro pelas autoras que participam do projeto e depois pela proposta do livro. Pensei ser uma leitura que me traria uma experiência boa e o pensamento foi acertado: me diverti muito.

Um decisão que achei enriquecedora foi começar o livro com "A grande caminhada" da Tiffany D. Jackson e transformar esse conto em cinco atos que se intercalam com os contos das outras autoras. Então enquanto Tammi e Kareem iniciam a caminhada para o bairro onde moram e para a festa de Twig cruzam ou param nos mesmos lugares que os protagonistas dos outros contos. Essa construção criou uma tensão e curiosidade sobre o relacionamento atual e pregresso, já que Tammi parece não ter superado Kareem e está com muitas questões sobre ele e si mesma a resolver.

Nic Stone desenvolveu "Sem máscara" tendo JJ como o protagonista que está tentando entender sua sexualidade mesmo com medo de como o time de basquete pelo qual joga vai receber a noticia. Importante como a autora trata a questão porque tem muito dos tabus relacionados a determinados esportes. Enquanto JJ é dúvida, Tremaine é conforto. Ele entende quem é e está bem com isso. A diferença da situação dos dois é um dos pontos mais atrativos do conto, pois eles se equilibram mesmo com alguns desentendimentos a consertar.

Em "Feitas para se encaixar", Nella e Joss também estão em momentos diferentes, mas o avô de Nella está tentando mudar isso. O conto é bem delicado, trata de responsabilidade afetiva e de novas chances. Aqui a autora Ashley Woodfolk fala também de pessoas não-bináries e a tradutora teve o cuidado de usar a linguagem neutra, gostei muito dessa atenção. Outra coisa que me chamou a atenção foi o nome de uma das protagonistas, Nella, e de sua avó, Zora, que são nomes de autoras negras do Harlem, Fiquei feliz em encontrar essa referência.

Amante de enredos com amor entre melhores amigos fiquei toda empolgada com Lana e Tristán. Além das várias referências literárias e do cenário - uma biblioteca - tem todo o nervosismo da possível mudança de relacionamento agora que as mudanças de vida estão tão próximas. Dhonielle Clayton consegue expor tudo isso em "Todas as grandes histórias de amor ... e pó" e resultado foi bem positivo.

A nostalgia das viagens da escola bateu forte ao ler "Sem dormir até o Brooklyn", embora as dúvidas da Kayla não sejam o sentimento que se espera estando em Nova Iorque. Eu ainda não li nada da Angie Thomas (eu sei, deveria ter vergonha), mas pelo que vi de algumas entrevistas, seu conto tem bem a cara dela, onde o amor é importante tanto quanto respeitar seu próprio espaço e momento. Ela também tem um senso de humor ótimo que não minimiza questões importantes.

O último conto é da Nicola Yoon, que eu amo desde O sol também é uma estrela. Em "Seymour & Grace" nossos protagonistas estão como motorista de aplicativo e passageira com pensamentos distintos sobre como lidar com pessoas importantes na vida deles. A conversa entre ambos me lembrou bastante os papos que rola nesse tipo de serviço e a maneira que a autora os uniu foi cheia de momentos supre críveis com acontecimento do destino. E a narrativa de dividiu entre os dois, o que foi ótimo para entender os pensamentos de ambos.

Para mim o ponto principal de todos os contos é como pessoas negras tem suas próprias histórias de amor, dúvidas e escolhas, para além do que sempre se espera quando eles são protagonistas: dor, racismo e injustiça. Aqui são somente jovens com toda a carga que a idade exige, com faculdade e relacionamentos, com descobertas sobre si mesmos. Amei ter enredos leves onde essa negritude foi tratada como deveria ser tratada sempre e com representatividade LGBTQIA+ responsável. Estava precisando ler um livro assim e vocês também vão gostar.

Sobre o livro:
ISBN: 9788555341632
Autoras: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 272



Nenhum comentário: