terça-feira, 28 de setembro de 2021

Lemos na Fábrica: Agosto 2021

Agosto me reservou bons livros e quadrinhos no geral e fiquei feliz pela diversidade de temas dos meus escolhidos do mês. Vamos ver quais foram?


"Em Busca da Feição Real (It’s Okay To Not Be Okay #05)", Jo Young e Jam San: Último volume da série #ItsOkayToNotBeOkay fala da coragem de enfrentar nossos problemas e buscar a felicidade. Gostei muito de como a autora usou a caracterização desse enredo para exemplificar os problemas dos personagens do dorama. Como sempre a união da escrita da Jo Young e das ilustrações do Jam San funciona perfeitamente e a mensagem é linda. Resenha aqui.


"Continuo Negra - A vida de Sueli Carneiro", Bianca Santana: Em Continuo Preta - A vida de Sueli Carneiro, Bianca Santana conseguiu mostrar como a história da Sueli se mescla com os movimentos negros e feministas e como a contribuição dela foi e é importante no desenvolvimento de estudos e políticas contra o racismo e desigualdade. Foi uma leitura enriquecedora e me permitiu conhecer fatos da história brasileira que até então eu não sabia ou dava importância, ao mesmo tempo que conhecemos mais a fundo uma ativista tão marcante. Resenha aqui.


"Hibisco Roxo", Chimamanda Ngozi Adichie: Reli Hibisco Roxo para o clube do livro e fui impactada como se fosse a primeira leitura. Kambili e família conseguem expor muito do machismo de uma sociedade onde a religião dos colonizadores tenta expurgar a cultura local e como isso afeta as relações familiares. O pai dela ainda é um personagem que mexe demais comigo porque ele é cheio de contradições e desperta esses mesmas sensações no leitor. Fiz resenha desse livro anos atrás, podem conferir aqui.


"Cartas para minha avó", Djamila Ribeiro: Meu primeiro contato com a escrita da Djamila Ribeiro e foi uma ótima maneira de começar. A escolha de cartas para contar a relação com a avó enquanto fala sobre a própria trajetória foi emocionante em muitos aspectos e inspirador em outros. Me senti conectada com os acontecimentos porque vários deles são comuns a uma família com pessoas negras e esse foi o maior trunfo do livro para mim. Resenha aqui


"Uma tragédia de verão (Clube da Caixa Preta #12)", Arna Bontemps: Uma tragédia de verão foi o conto do mês do #ClubeDaCaixaPreta e não imaginava que tão poucas páginas poderiam render tantas interpretações e reflexões. A desesperança do casal Jeff e Jennie só se faz mais evidente a cada conversa e acabamos entendendo suas decisões, mesmo que não concordemos. A vida negra segue sendo explorada mesmo "livre" da escravidão e é tão triste ver o quanto isso ainda é atual e determinante. A live também foi enriquecedora, me fez ver vários pontos por outro ângulo e saí com ainda mais coisas para pensar.


"A espera", Keum Suk Gendry-Kim: Mais uma vez a autora de Grama conta através dos quadrinhos um pouco sobre a separação das Coreias e como até hoje famílias vivem separadas por conta da divisão entre Norte e Sul. Ela mescla um pouco da vida pessoal com o fictício, e como não poderia deixar de ser, nos emociona com personagens marcados pela tristeza. Logo farei resenha. 


"Noragami #23", Adachitoka: Noragami está me deixando com os nervos em frangalhos porque está num momento bastante tenso, onde Yato, Yukine e Hiyori lidam separadamente com questões ligadas ao passado do Yukine. Ele, por sinal, ultrapassou uma linha que não deveria e fico pensando em como o Yato vai conseguir derrotar quem precisa e ainda proteger o Yukine de si mesmo e do usuário. Outra que me preocupa é a Hiyori, pois ela está se colocando em perigo para tentar ajudar os amigos, só que dessa vez de uma forma muito mais séria e que pode ter consequências duras. A autora está deixando a série ainda mais sombria e estou curtindo bastante esse aspecto, em especial porque está difícil de imaginar que rumo o enredo vai tomar. Mal posso esperar para ler o próximo volume.


"Ataque dos titãs #33", Hajime Isayama: Penúltimo volume e eu continuo pensando que o mangaká se perdeu no enredo. Seja qual for a explicação que ele vai arrumar para as atitudes do Eren não creio que vá dar conta de tamanho estrago. Em compensação o Armin evoluiu bastante e imagino que a Mikasa vai tomar as atitudes necessárias para acabar com esse genocídio mesmo que signifique ir contra o Eren.


"Guardiões do Louvre", Jiro Taniguchi: Guardiões do Louvre foi uma grata surpresa pois trata não somente das questões pessoais do protagonista, mas de artistas e outros profissionais das artes que foram e são importantes para a conservação e divulgação das obras. Fiquei especialmente interessada na história por trás da retirada das obras do Louvre na época da Segunda Guerra, desconhecia esse acontecimento e fiquei curiosa para saber mais.


"A proposta conveniente de Rafael", Rebecca Winters e Shion Hanyu: Eu me diverti lendo A proposta conveniente de Rafael, mesmo que o plot seja bem falho no desenvolvimento. Como é um quadrinho que adaptou um livro, a rapidez em relação a obra original é necessária, mas a impressão que me passou é que ignoraram partes importantes para o entendimento do leitor. Consegui preencher as lacunas deixadas, porém continuo achando que fariam melhor adicionando umas 20 páginas e nos contando tudo que aconteceu.

Me contem sobre as leituras de vocês!

Nenhum comentário: