sábado, 2 de outubro de 2021

GRAPHIC NOVEL: A espera

Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama, apresenta sua nova graphic novel a tratar dos males da guerra: A Espera. A obra surgiu de uma revelação que a artista teve em seu núcleo familiar: sua própria mãe foi separada da irmã durante a Guerra da Coreia.
Keum veio a descobrir depois que não se tratava de algo tão incomum entre o povo coreano, cuja vida foi completamente alterada quando Sul e Norte se lançaram em um combate armado, nos anos 1950. A partir de entrevistas com sua mãe e outras vítimas de separações forçadas, nasceu A Espera, obra que assume contornos documentais e pessoais caros à autora e que influenciaram o direcionamento deste emocionante quadrinho.
Jina é uma romancista, filha de Gwija, uma senhora coreana que, aos dezessete anos, foi obrigada a se casar com alguém que não conhecia para escapar do destino cruel de servir às tropas japonesas como “mulher de conforto”, na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Apesar do casamento forçado, Gwija encontra a felicidade; mas ela durou pouco. Separada do marido e do filho durante a Guerra da Coreia, ela consegue chegar ao Sul e começar uma nova família, porém, sem jamais se esquecer da antiga. Anos depois, Jina promete ajudar a mãe a encontrar seus amores de outrora, só que, tendo se passado 70 anos desde a trágica separação, essa espera torna-se cada vez mais aflitiva e desesperançada. Gwija, agora uma idosa de saúde frágil, vê-se cada vez mais distante do sonho de rever seus entes queridos e de fazer as pazes com o passado.
Conforme escreveu o jornalista e quadrinista Joe Sacco, autor de Palestina e Notas sobre Gaza, “A Espera é uma reflexão comovente, lindamente desenhada e magistralmente contada sobre como a História se impõe, separa as pessoas e deixa tantas vidas sem solução.” A edição da editora Pipoca e Nanquim foi traduzida diretamente do coreano, tem 252 páginas em papel offset 90g, capa dura, sobrecapa macia ao toque e com verniz localizado, lombada redonda e fitilho de tecido.

Da mesma forma que fui ler Grama por conta do conteúdo de dramas e música que consumo da Coreia do Sul, comecei A espera com a certeza de me emocionar. Aqui temos outro aspecto do país, um iniciado após a Segunda Guerra Mundial, onde os acontecimentos impactam a vida da população até hoje.

Gwija é nossa protagonista e nos guia na necessidade de fugir para o sul quando os embates entre Norte e Sul se iniciam. A autora tem o cuidado de mostrar como foi difícil essa caminhada, os empecilhos existentes, e percebemos a facilidade de se afastar da família durante a jornada.

É ótimo como a autora vai alternando a vida atual da Gwija e seu passado. Então vemos como era seu dia a dia, como foi acertado seu casamento, os momentos antes e durante a separação da família e o quanto isso impacta na sua vida. Também temos muito de uma de suas filhas e os pensamentos dela sobre morar longe da mãe idosa, as preocupações com as limitações vindas com a idade e como ela interpreta algumas atitudes da mãe sabendo a falta que sente dos seus entes queridos.

O que realmente me toca nesse tipo de quadrinho é entender que fatos tão fortes e tristes acontecerem, tantas pessoas sofreram, e ainda sim precisam seguir com a vida, pois em algum momento precisamos nos erguer com o que restou. Gwija passa por isso, assim como inúmeros coreanos separados da família, mas parece nunca usufruir desse novo caminho por conta das perdas sofridas, da esperança de se reencontrar com os entes queridos.

Imagem: Site Pipoca & Nanquim

A autora não fez o quadrinho de forma biográfica como Grama, mas enfatiza que os acontecimentos descritos tem sim inspiração na vida de muitas famílias, inclusive a própria. O traço dela consegue passar a emoção de cada cena e me emocionei bastante imaginando cada separação forçada, a falta de notícias e o vazio permanente que cada uma dessas pessoas deve sentir. A edição da Pipoca & Nanquim está linda, amei a jacket azul e a capa dura branca, mantendo o padrão do primeiro quadrinho da autora. Indico muito a leitura e aguardo uma nova obra da autora.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9786589912514
Autora/artista: Keum Suk Gendry-Kim
Tradução: Yun JungIm
Editora: Pipoca & Nanquim
Ano: 2021
Páginas: 252

Nenhum comentário: