quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Lemos na Fábrica: Setembro 2021

E Setembro foi um mês de leitura maravilhosas! Fiquei bem animada com tudo que li e com a pluralidade de temas. 


"Blackout - O amor também brilha no escuro", Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon: Blackout é a união de contos escritos por seis autoras negras e trata de vários personagens enfrentando algumas horas de falta de energia elétrica em Nova Iorque. Cada autora desenvolve um casal com seus problemas, diferenças e primeiros encontros. Gostei muito de como foi desenvolvida cada trama e da maneira que encontraram agora todas elas terem uma ligação. Resenha aqui


"Sul da fronteira, oeste do sol", Haruki Murakami: Sul da fronteira, oeste do sol é um livro um tanto diferente do que costumamos ver do Murakami. Aqui estamos mais perto do mundo real e tratando de um dos temas recorrentes do autor: a falta de esperança e sentido na própria vida. Foi um livro que me despertou sentimentos contraditórios pois é um dos protagonistas criados pelo autor que menos senti empatia e, ainda sim, ele comete erros tão comuns ao nosso dia a dia, erros que qualquer um poderia cometer. Gostei do desenrolar e da premissa, e fui fisgada novamente pela escrita do autor. Resenha aqui



"Kafka à Beira-Mar", Haruki Murakami: Gostei demais dessa leitura. Tem alguns pontos que eu gostaria que ficassem mais explicados e desfizessem alguns mal entendidos, mas no geral amei o desenvolvimento, os personagens, a jornada toda. O destino, o fantástico e as escolhas são temas recorrentes e me pareceu que fez muito sentido com a trama.


"A Amante do Pássaro (Sociedade das Relíquias Literárias # 17)", Cornelius Mathews: Não sei exatamente o que estava esperando de A amante do pássaro, mas com certeza não esperava o que aconteceu. É um conto de fadas com origem nativo americana e que fala muito dos mitos e lendas, além de deixar o leitor bem curioso. Tem algumas reviravoltas interessantes e a narrativa é leve, gostosa de acompanhar.


"O rei gélido ou O poder do amor (Sociedade das Relíquias Literárias # 18)", Louisa May Alcott: Reencontrar a escrita da Louisa foi um prazer e ela sabe conduzir o leitor nesse conto de fadas onde o protagonista é o amor. Aqui o medo está presente, porém fazer o certo e com amor está em primeiro lugar. Foi gostoso de ler e as lições que podemos tirar do texto são importantes.


"Agora que ele se foi", Elizabeth Acevedo: Tenho mais uma autora para minha lista de "lerei sempre que lançar algo novo". Desde A poeta X  a Elizabeth me ganhou e só confirmou com Agora que ele se foi. Achei super interessante o enredo, as diferenças de vivência entre as irmãs e como a realidade de cada uma molda sua personalidade. Foi emocionante até o fim e eu não esperava outra coisa da autora.


"Pisando em nuvens", Íris Figueiredo: Em Pisando em nuvens a protagonista é a Tatá, e gostei demais da personagem. Ela faz escolhas que eu certamente faria (e fiz) igual e achei maravilhoso ela não esconder o que realmente queria nem quando ficava chateada com a Rafaela. O conto da Iris Figueiredo retoma alguns personagens de Céu sem estrelas e foi muito legal rever a Cecília e vó Marília!


"Disparo (Clube da Caixa Preta #13)", Alexandre Pushkin: Disparo fala muito sobre honra e passado, como ele sempre parece voltar para nós colocar em situações difíceis. Não conhecia a escrita do Alexandre Pushkin e gostei da forma que ele desenvolveu o conto.



"O Invasor Venusiano", Larry Sternig: O conto lembra muito a estrutura de filmes de ficção científica com ação e é impossível não ficar curioso sobre o que vai acontecer. Fiquei animada porque o autor conseguiu desenvolver seu plot em poucas páginas e não senti que falta nada. Foi uma leitura divertida.




"Tudo e todas as coisas", Nicola Yoon: Gostei mais do primeiro livro da autora que li - O sol também é uma estrela -, porém ela consegue envolver o leitor e me vi torcendo pela Maddy, por sua cura, e por uma vida onde não seja arriscado sair de casa. Logo faço resenha;


"Memórias de um Freixo", Kun-woong Park (baseado no livro do Choi Yong-tak): Mais uma HQ sobre a história da Coreia e essa foi mostrando um lado bem pesado da guerra entre Sul e Norte. Muito se fala da Coreia do Norte e acaba que esquecem que o Sul tem sua cota de crueldade e desumanidade. Tendo um freixo como narrador, aqui ficamos sabendo mais sobre o massacre das Ligas Bodo e fiquei chocada com esse fato histórico horrível. A arte do Kun-woong só reforça o quanto tudo foi devastador.  vai ter resenha. 


"Biblioteca Gaiman - volume 01", Neil Gaiman, Shane Oakley, Nick Filard, P. Craig Russell, Michael Zulli, John Bolton: Seis tramas fazem parte do primeiro volume da Biblioteca Gaiman, graphic novel que une a já tão conhecida forma do autor de desenvolver seus enredos com a arte de vários quadrinistas talentosos. Gostei especialmente de As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, Mistérios divinos e Criaturas da noite, os três quadrinhos foram bem interessantes e me surpreenderam. A edição está linda e eu gostei muito da capa. Resenha aqui. Resenha aqui.


"Paradise Kiss #01", Ai Yazawa: Finalmente li o primeiro volume de Paradise Kiss e percebi que não lembrava muita coisa do anime e filme, mas gostei muito de encarar como uma nova experiência. Os personagens são o grande atrativo, sendo a evolução da Yukari o que vai me prender mais, tenho certeza. A arte da Ai Yazawa é linda, fico boba com os detalhes e impressionada com o cuidado com a vestimenta dos personagens, em especial Isabella e Miwako. Considerações sobre primeiro volume aqui


"Alho Poro", Bianca Pinheiro: Eu nunca imaginei que um quadrinho com a busca de alho poró fosse chegar no fim dado pela Bianca Pinheiro. Até então achava que seria mais sobre as três mulheres e a ligação entre elas, porém passou longe dessa questão e eu gostei muito de ser surpreendida desta forma.


"Manual de Sobrevivência À Vida Adulta", Brendda Maria: Manual de sobrevivência à vida adulta é engraçado e meio desesperador de tanto que se parece com algumas situações cotidianas (quem nunca teve um chefe como o dela?) Me vi bastante na protagonista de Brendda Maria e o traço dela é muito estiloso, adorei a atenção aos detalhes.

Me contem o que estão lendo!

Nenhum comentário: