segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Lemos na Fábrica: Outubro 2021

Outubro me rendeu todo tipo de leitura: tramas fortes e feministas, enredos onde magia, fantasia e onde personagens negros são destaque, plots que deveriam ser assustadores, mas não foram tanto... Vamos conferir?


"A trança", Laetitia Colombani: A vida das três protagonistas de A trança pode parecer muito diferente da nossa no primeiro olhar, mas ao conhecer os obstáculos presentes no caminho de Smita, Giulia e Sarah encontramos muitas similaridades. Afinal, ser mulher é difícil em qualquer lugar, mesmo que em proporções diferentes, mas também é igual o desejo de mudança. Laetitia Colombani consegue emocionar e criar conexão entre as três personagens de uma maneira muito natural e me vi torcendo para cada uma delas alcançar o que tanto buscava. Resenha aqui.


"Lendários (Lendários - Livro 01)", Tracy Deonn: Não sei o que esperava de Lendários, mas não estava preparada para uma fantasia tão bem desenvolvida, com personagens ótimos e com temas tão importantes. Bree embarca nesse novo mundo buscando um objetivo em específico e acaba encontrando uma forma de lidar com o luto, conexão com seus ancestrais e autoconhecimento tudo isso enquanto entende como funciona a versão atual da Távola Redonda e seu papel nela. Resenha aqui.


"O Imenso azul entre nós", Ayesha Harruna Attah: Ainda estou tentando processar o livro e as diferentes escolhas das gêmeas protagonistas. O que a trama me trouxe de forte foi a relação delas com a religião (ou ausência dela), a construção do caráter de ambas nos novos contextos que estão inseridas, mas como a ligação entre elas tem um peso grande em quem são. Assim que eu conseguir organizar minha ideias, faço resenha.


"Amor de cabelo", Matthew A. Cherry e Vashti Harrison: É um livro curtinho, mas cheio de delicadeza e sensibilidade. Amei cada página escrita pelo #MatthewACherry e as ilustrações de #VashtiHarrison


"Jesus Cristo no Texas (Clube da caixa preta #14)", W.E.B. Du Bois: O conto de Outubro do #ClubeDaCaixaPreta foi bem forte. Misturou religião e racismo, enfatizando a hipocrisia de quem somente aceita um Jesus branco que esteja inserido no próprio pensamento retrógrado e preconceituoso. Adorei o conto.


"O fantasma inexperiente (Sociedade das Relíquias Literárias # 19)", H. G. Wells: O conto do mês passado da #SociedadeDasRelíquiasLiterárias foi surpreendente. O leitor vai seguindo a trama, se divertindo com os comentários dos personagens e imaginando a falta de jeito do fantasma até que tudo muda. Foi muito divertido.


"O Sonho da Sultana (Sociedade das Relíquias Literárias # 8.1)", Rokeya Sakhawat Hossain: Esse conto foi maravilhoso. A utopia apresentada onde as mulheres tomam os lugares dos homens em um país extremista foi ótima para repensar o papel delas na sociedade e a possibilidade de ser diferente se elas pudessem ter protagonismo e voz mais ativa nas decisões.


"O Bebê de Desirée (Sociedade das Relíquias Literárias # 8.2)", Kate Chopin: Foi bastante impactante as reviravoltas desse conto. Aqui temos muito de preconceito e discriminação, além de fatores sociais que definem várias decisões. Mesmo assim fiquei com raiva das escolhas equivocadas do protagonista.


"Carmilla - A vampira de Karnstein , Le Sheridan Le Fanu:#ClubeDoLivro entrou no clima do Halloween e foi muito proveitosa nossa discussão sobre Carmilla. Como nossa mediadora apontou, é sempre bom quando utilizamos os livros para refletir sobre o que acontece no mundo real, mesmo aqueles que não nos agradam tanto.


Me contem sobre o que leram, eu adoro saber!

Nenhum comentário: